Centrais sindicais preparam novas mobilizações conjuntas para os dias 06 e 30/08

alt

alt

FUP

A entrada da classe trabalhadora de forma organizada nas manifestações que têm sacudido o país impulsionou a luta por melhores condições de vida e deu ao movimento sindical mais condições de pressionar o Congresso e o governo para as principais reivindicações das centrais. Na pauta unificada da classe trabalhadora estão pontos fundamentais como redução da jornada de trabalho de 44 horas para 40 horas semanais, fim do fator previdenciário, política salarial para aposentados, investimentos em saúde, educação e transporte, reforma agrária, combate à terceirização (com retirada do PL 4330) e suspensão dos leilões do petróleo.

Para fazer avançar essas reivindicações, novas manifestações conjuntas foram agendadas pelas centrais sindicais. Se não houver avanços por parte do governo e do Congresso Nacional rumo ao atendimento da pauta dos trabalhadores, uma nova paralisação nacional será convocada por todas as centrais sindicais para o dia 30 de agosto.

Antes disso, no dia 6 de agosto, serão realizados atos contra a terceirização nas portas das federações patronais em todas as capitais do Brasil e também nas confederações de empresários (CNI, CNC, CNC), em Brasília. O objetivo é pressionar os empresários a retirar da pauta da Câmara dos Deputados o Projeto de Lei 4330, que amplia a terceirização da mão de obra, precarizando ainda mais as relações e as condições de trabalho.

“Ficou claro para o Congresso Nacional e para o governo que é preciso atender à nossa pauta. Continuaremos mobilizados até que isso aconteça”, disse o presidente da CUT, Vagner Freitas, ressaltando a importância da unidade de todas as centrais sindicais nessa luta. “Conseguimos deixar de lado algumas divergências, sabendo que é a unidade que nos dá mais força para enfrentar o governo e o empresariado”, concordou Wagner Gomes, presidente da CTB.

Em reunião ampliada nos dias 23 e 24 de julho, a Direção Executiva deliberou sobre a realização de ações contra o Projeto de Lei 4330 no dia 6 de agosto e no 13 de agosto – dia provável da votação do PL, quando será realizada uma manifestação em frente ao Congresso Nacional.

Para o  30 de agosto, Dia Nacional de Paralisação, a CUT reforçará a visibilidade da pauta comum do sindicalismo brasileiro:

– Redução da Jornada de Trabalho para 40h semanais, sem redução de salários;

– Fim do fator previdenciário;

– 10% do PIB para a Educação;

– 10% do Orçamento da União para a Saúde;

– Transporte público e de qualidade/mobilidade urbana;

– Valorização das Aposentadorias;

– Reforma Agrária;

– Suspensão  dos Leilões de Petróleo;

– Contra o PL 4330, sobre Terceirização.