Centrais sindicais e MST ocupam as ruas do Recife na Jornada Nacional Unificada de Lutas

Representatividade. Essa palavra pode definir o Dia da Jornada Nacional Unificada de Lutas…

CUT/PE

Representatividade. Essa palavra pode definir o Dia da Jornada Nacional Unificada de Lutas no Recife promovido pelas Centrais Sindicais em Pernambuco – CUT, UGT, Nova Central, CGTB e Conlutas. A concentração começou às 09h, em frente ao prédio da Celpe –  Av. João de Barros, bairro da Boa Vista/Recife. Eram quase 10h, quando os organizadores iniciaram a atividade. A marcha realizada nesta sexta-feira (14) contou com a presença de três mil manifestantes do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MS), entidades sindicais e estudantes.

Além de reivindicar a reforma agrária, a manifestação também repudiou as demissões por causa da crise mundial e reivindica emprego, melhores salários, manutenção de direitos trabalhistas e investimentos em políticas sociais. Apesar do sol e da alta temperatura, os manifestantes seguiram pelas ruas do Príncipe e Hospício, em clima de unidade e entusiasmo. Com dois carros de som e um trio elétrico, os grupos seguiram juntos pela avenida Conde da Boa Bista e rua Princesa Isabel, até chegarem ao Palácio do Governo do Estado. A Polícia Militar acompanhou o protesto que foi pacífico. O trânsito ficou lento nos bairros do Espinheiro, Boa Vista, Santo Amaro e Santo Antônio.

"Essa é a pauta dos trabalhadores (as) que atuam no campo e nos setores públicos e privados. É necessário cortar de forma drástica os juros, reduzir a jornada de trabalho sem reduzir salários, acelerar a reforma agrária e urbana, ampliar as políticas em habitação, saneamento, educação e saúde e medidas eficazes dos governos para impedir as demissões, garantir o emprego e a renda dos trabalhadores (as)", argumentou o presidente da CUT-PE, Sérgio Goiana.