Centrais sindicais conquistam aumento permanente para o Salário Mínimo

Próximos passos: tabela do IR e valorização das aposentadorias…





Imprensa da FUP

A política de valorização do salário mínimo, acordada pela CUT e demais centrais sindicais com o governo Lula, foi finalmente aprovada pelo Congresso Nacional e terá validade garantida até 2015. Uma vitória da classe trabalhadora. Seguindo os critérios acordados com as centrais sindicais, o salário mínimo deverá alcançar em 2012 o valor de R$ 620 e permanecer crescendo acima da inflação nos anos seguintes. Até alguns anos atrás, nem a reposição da inflação era garantida para o salário mínimo, que chegou a perder mais da metade do seu poder de compra entre as décadas de 80 e 90.

Apesar de não ter sido aprovado o valor de R$ 580,00 para 2011, como cobraram a CUT e demais centrais, a valorização permanente do salário mínimo é uma conquista que não pode ser menosprezada. Uma luta que se intensificou a partir de 2004 e garantiu o compromisso do governo Lula de ganhos reais para o salário mínimo, fruto da mobilização e da pressão do movimento sindical, que realizou quatro grandes marchas a Brasília, convocadas e organizadas pela CUT.

Milhares de trabalhadores de todas as categorias e setores, inclusive os petroleiros, somaram-se a estas manifestações, que chegaram a reunir mais de 50 mil cutistas!

A luta continua. Agora com foco na correção da tabela do imposto de renda e na valorização permanente das aposentadorias acima de um salário mínimo.