Centrais querem reunir 100 mil em ato por produção e emprego na capital paulista

Governo precisa articular ações para proteção da indústria nacional. Contrapartida de empregos também deve ser garantida

Sindicato dos Metalúrgicos do ABC

Após reunião com representantes de três centrais sindicais e integrantes da bancada do PT nesta terça-feira (13), o presidente da Assembleia Legislativa de São Paulo, Barros Munhoz (PSDB), liberou o pátio da entidade para realização de ato no próximo dia 4, em defesa do emprego e da produção nacional.

“Mostramos ao presidente que o assunto é tão importante, que pretendemos reunir mais de 100 mil pessoas na manifestação”, contou Rafael Marques, vice-presidente do Sindicato que representou a CUT na reunião.

Junto com representantes da Força Sindical e da CTB (Central dos Trabalhadores do Brasil), Rafael explicou que os trabalhadores realizam atos parecidos com este por todo o Brasil desde 2011 e este ano já fizeram mobilizações contra a chamada guerra dos portos, que é a cobrança de ICMS mais baixo por alguns Estados, prejudicando a produção nacional e o emprego.

“Barros Munhoz mostrou simpatia à reivindicação e prometeu liberar o espaço”, disse Rafael. “Os deputados também apoiaram e adiantaram que irão cancelar a sessão daquele dia para que a dinâmica da Assembleia não prejudique a manifestação”, prosseguiu.

Na próxima segunda-feira, os sindicalistas vão se reunir com o governador Geraldo Alckmin (PSDB) e o prefeito Gilberto Kassab (PSD) em busca de mais adesões ao ato.

“Este foi apenas o início do processo de mobilização que vamos desenvolver até dia 4 para colocar 100 mil pessoas no pátio da Assembleia”, finalizou Rafael.