Categoria petroleira rejeita massivamente proposta de PLR da Petrobrás e FUP cobra retomada da negociação

Assembleia na Regap rejeita proposta de PLR da Petrobrás/Foto: Sindipetro MG

O recado dos trabalhadores foi categórico: é inadmissível que a gestão da empresa apresente uma proposta tão desigual e discriminatória, principalmente em um governo progressista

[Da imprensa da FUP]

Os sindicatos da FUP concluíram nesta terça-feira, 09, as assembleias para avaliação da proposta de Participação nos Lucros e Resultados (PLR) apresentada pelo Sistema Petrobrás. O recado da categoria foi veemente: é inadmissível que a gestão da empresa apresente uma proposta tão desigual e discriminatória, principalmente em um governo progressista.

Conforme indicativo da FUP e dos sindicatos, as trabalhadoras e os trabalhadores petroleiros rejeitaram massivamente a primeira proposta de PLR apresentada pela Petrobrás. Em várias bases, a rejeição foi por unanimidade.

A categoria demonstrou indignação diante de uma proposta cuja relação piso e teto está muito acima do que historicamente já foi praticado pela empresa. A distância entre o menor e o maior valor proposto chega a ser superior a dez vezes. Além disso, a proposta de PLR não contempla os trabalhadores da TBG e da PBio.

A FUP cobrou a retomada imediata da negociação, com uma nova reunião na próxima semana para buscar uma nova proposta, que avance no sentido de reduzir as desigualdades e discriminações, além de discutir melhor os indicadores.