Categoria petroleira inicia jornada unificada de luta

Por uma PLR justa para os trabalhadores de todo o Sistema Petrobrás, por melhores condições de saúde e segurança, contra a escala 6×1 e contra o arrocho fiscal

[Da comunicação da FUP]

Trabalhadoras e trabalhadores petroleiros estão realizando mobilizações desde segunda-feira, 18, nas unidades do Sistema Petrobrás, conforme calendário unificado de luta aprovado nas assembleias que rejeitaram a primeira proposta de PLR da empresa.

A Jornada Unificada foi convocada pela FUP e pela FNP para pressionar a gestão a atender as principais reivindicações da categoria não só em relação à participação nos lucros e resultados, como também no que diz respeito à pauta emergencial de SMS. As mobilizações têm ainda o objetivo de fortalecer a luta da classe trabalhadora contra a escala 6×1 e o arrocho fiscal.

Na segunda-feira, houve mobilizações nos Terminais da Transpetro de São Caetano (base Sindipetro Unificado) e de Pilões (base Sindipetro LP). Nesta terça, a jornada de luta foi fortalecida pelos trabalhadores dos terminais de Guarulhos (Unificado), Alemoa (LP), Ilha d`Água (RJ) e da UTE de Duque de Caxias.

terminal guarulhos3 terminal guarulhos2 terminal guarulhos TERMINAL S Caetano3 TERMINAL S Caetano2 TERMINAL S Caetano
<
>

 

As mobilizações prosseguem até sexta, 22, nas bases da FUP e da FNP, com um Dia Nacional de Luta na quinta, 21, envolvendo toda a categoria petroleira. É importante que essas mobilizações envolvam o maior número possível de trabalhadores, pois será fundamental para pressionar a gestão da Petrobrás a avançar nas negociações das reivindicações por uma PLR justa, que leve em conta o lucro e os resultados de todo o Sistema, sem discriminar os trabalhadores das subsidiárias, nem os que estão abaixo do piso.