Categoria e movimentos sociais organizam ato em defesa da Petrobrás na Câmara dos Deputados

A coordenação da FUP esteve hoje (9) com o presidente Frente Parlamentar Mista em Defesa da Petrobras, senador Davidson Magalhães (PC do B/BA) e assessores dos senadores Roberto Requião (PMDB/PR), Lindberg Farias (PT/RJ) e Randolfe Rodrigues (PSOL/AP), em Brasília. Os petroleiros agradeceram o empenho da Frente e dos senadores que se opuseram de forma contundente ao projeto entreguista de José Serra e ajudaram a categoria a derrubar o PLS/131 que pretende acabar com o controle único da Petrobrás sobre o pré-sal.

No encontro com as assessorias, a FUP e sindicatos acordaram participar do “Ato em defesa da Petrobrás e da democracia”, convocado pela Frente. A atividade acontece na próxima terça-feira (14), a partir das 11h, no Auditório Nereu Ramos, na Câmara dos Deputados, em Brasília. A mobilização em defesa da empresa 100% nacional vai contar com a participação dos movimentos sociais. O MST, o MAB, UNE e a CNTE já confirmaram.

O projeto de Serra atinge diretamente o Fundo Social Soberano, estabelecido na atual Lei de Partilha. Pela lei, os recursos do Fundo são a garantia do cumprimento até 2024 das metas do Plano Nacional de Educação, aprovado no Congresso Nacional e sancionado pela presidente Dilma Roussef, em junho de 2104. O PNE prevê a erradicação do analfabetismo, a redução de 50% dos índices atuais de analfabetismo funcional, ampliar em três vezes a formação técnica, universalizar o ensino básico e oferecer educação em tempo integral em, no mínimo, 50 das escolas públicas do País.

Fonte: Imprensa FUP