Casos de Covid 19 explodem nas unidades da Petrobras em MG

O Sindipetro/MG está recebendo inúmeros relatos sobre o crescimento dos casos suspeitos e confirmados de Covid-19 nas unidades mineiras da Petrobrás. De acordo com estes relatos, os casos de contaminação têm ocorrido tanto com os trabalhadores próprios quanto com os trabalhadores terceirizados da Refinaria Gabriel Passos (Regap) e da Usina Termelétrica de Ibirité (UTE-Ibirité). A explosão de testes positivos dentro da Petrobrás vem causando apreensão na categoria petroleira.

Em alguns setores operacionais da Regap, como o HDT e DH, o afastamento dos trabalhadores contaminados ou com suspeita de contaminação têm causado impacto no efetivo mínimo de trabalho. Frente a essa situação, o Sindipetro/MG destaca a necessidade da Petrobrás retornar com a testagem em massa de seus trabalhadores.

“A Petrobrás precisa ligar o alerta para que essa situação não se transforme em um caos sanitário dentro da empresa, como vimos em 2021. Graças ao avanço da vacinação os casos têm sido leves, mas ainda assim não podemos negligenciar a pandemia e as novas variantes”, argumenta o coordenador geral do Sindipetro/MG, Alexandre Finamori.

O Sindicato dos Petroleiros de Minas Gerais seguirá monitorando a situação das unidades mineiras Também continuaremos a cobrar a adoção de medidas de prevenção adequadas para a prevenção à Covid-19 nos locais de trabalho.

Nacional

Segundo denúncia realizada pelo Sindipetro/NF há possibilidade que, no último fim de semana, tenha ocorrido um surto de Covid-19 em quatro plataformas cariocas. No decorrer da semana, o Sindipetro/NF acompanhou denúncias em 6 plataformas e 3 navios sonda.

O Sindipetro/RJ também denunciou, ainda em dezembro de 2021, o crescimento exponencial de casos suspeitos e confirmados de Covid-19 no EDISEN, no Rio de Janeiro/RJ. O caso ocorreu às vésperas do retorno ao trabalho presencial de grande parcela das trabalhadoras e dos trabalhadores da Sede da Petrobrás.

Na última quinta-feira (13), a FUP e seus sindicatos participaram de uma reunião com o grupo de Estrutura Organizacional de Resposta da Petrobras (EOR) para cobrar explicações da empresa e discutir a atual situação dos trabalhadores frente ao novo panorama que se desenha para a pandemia no Brasil.

Petrobrás

Diante da explosão dos casos, a Petrobrás informou na última quarta-feira (12) que recuaria nas fases de flexibilização do trabalho remoto.

[Da imprensa do Sindipetro MG]