Cartunista Bira Dantas é premiado no Salão Internacional de Humor

Bira Dantas é cartunista, ilustrador, caricaturista e quadrinista, atua com quadrinhos, ilustrações e charges desde 1979. (Foto: Dominique Torquato/ AAN)

Bira, que ilustra informativos da FUP e dos sindicatos petroleiros, foi premiado pela HQ “Zoo”, produzida com trechos do livro “Ave Palavra”, do poeta e romancista Guimarães Rosa

[Por Vitor Peruch, para o Sindipetro SP]

A HQ “Zoo” foi produzida com trechos do livro “Ave Palavra”, do poeta e romancista Guimarães RosaBira Dantas, cartunista do Sindipetro-SP, recebeu três prêmios no 17º Salão Internacional de Humor Caratinga, em Minas Gerais, nesta segunda-feira (21), na casa Ziraldo de Cultura.

A HQ “Zoo”, que garantiu o terceiro lugar na categoria “História em Quadrinhos”, foi produzida  com trechos do livro “Ave Palavra”, do poeta e romancista Guimarães Rosa. “A ideia de quadrinizar o texto de Guimarães Rosa foi do meu amigo, o jornalista João Antonio Buhrer”, conta Dantas.

As menções honrosas na categoria  “Caricatura” foram feitas pelo cartunista Gualberto Costa, fundador da Associação dos Quadrinhistas e Caricaturistas do Estado de São Paulo (AQC)  e HQ MIX,  e pela escritora e ex-professora de Editoração de Quadrinhos da Escola de Comunicação e Arte da Universidade de São Paulo (ECA-USP), Sonia Maria Bibe Luyten.

Menção honrosa com a caricatura da escritora e ex-professora de Editoração de Quadrinhos da ECA-USP, Sonia Maria Bibe Luyten.

Bira Dantas é cartunista, ilustrador, caricaturista e quadrinista, atua com quadrinhos, ilustrações e charges desde 1979 e já foi condecorado com o  Prêmio Angelo Agostini de Mestre do Quadrinho Nacional, em 2012, e o Prêmio Angelo Agostini de melhor cartunista, chargista ou caricaturista, nos anos de 2003, 2004 e 2006.

O Salão de Caratinga existe há 17 anos e foi palco de dezenas de exposições de humor e lançamentos de livros de caricaturas. Neste ano, o tema central da mostra competitiva está sendo “Intolerância, diversidade e diferenças.”

Sobre a importância do prêmio, o cartunista Bira Dantas falou ao Sindipetro-SP: “Estou muito orgulhoso. É de grande importância para artistas veteranos ou iniciantes a visibilidade popular dos Salões de Humor. Nosso trabalho ser visto e apreciado pelo povo leitor é a exata intenção que nos move a cria”.

O evento é organizado pelo cartunista, designer gráfico, produtor cultural, jornalista e editor Edra Amorim. Ele também é fundador da Casa Ziraldo de Cultura, Idealizador da Feira Literária de Caratinga; Presidente da Associação Estação Cultural de Caratinga, Fundador da Gibiteca Turma do Pererê e tem 31 livros publicados.

Sobre o organizador do evento, Bira Dantas afirma: “Em momentos como nos últimos quatro anos em que as manifestações culturais populares foram duramente atacadas, canceladas e até proibidas, o Edra é capaz de um ato de resistência sem igual: continuar a fazer um evento anual praticamente sem apoio financeiro, convocar cartunistas de renome para fazerem parte do corpo de jurados e receber trabalhos de todas as regiões do Brasil é algo gigantesco”, disse o cartunista.

Menção honrosa com a caricatura do cartunista, fundador da AQC e HQMix Gualberto Costa

Dantas também ressaltou a importância de eventos como o de Caratinga e como é fundamental a união entre todos os setores da sociedade neste processo de resistência.

“É necessário resistirmos ao potencial de destruição do fascismo e partir para a reconstrução, que só é possível com todo mundo junto: artistas, ativistas culturais, trabalhadores, estudantes, todas as gentes brasileiras. E o Sindipetro-SP está de parabéns pelo apoio que sempre dá a estas atividades, em especial, o recente Festival de Jazz que aconteceu em Campinas”, relembrou o cartunista.