Caos em P-20: empresa terá que desmbarcar hoje 40 trabalhadores

 

Sindipetro-NF

Os trabalhadores de P-20 continuam há 10 dias sem o sistema de vácuo dos banheiros coletivos funcionando. A situação,  segundo os petroleiros a bordo, é de caos, reclamam que não há condições de higiene para continuar trabalhando com todos os banheiros sujos e ou interditados. Segundo a denuncia o cheiro na unidade é insuportável.

O sindicato recebeu ata da assembleia realizada na unidade. Os trabalhadores criaram um grupo de trabalho para fazer um levantamento sobre os problemas que ferem o anexo 2 da NR-30. Eles descrevem a situação como insuportável e o clima como tenso a bordo. “Por unanimidade foi aprovado que a situação de vácuo e habitabilidade que se encontra a plataforma, está insuportável ferindo a NR-24, como o referido anexo 2 da NR-30, solicitando ao Sindipetro que cobre da gerência local uma definição dos desdobrnentos, como também o cumprimento das  Normas acima” … “Um clima  tenso, pois até o momento não foi realizada nenhuma reunião por parte gerencial fornecendo esclarecimento sobre a situação. Entendemos que a habitabilidade da Plataforma está comprometida como também com ocupação acima do limite que a situação permite” – descrevem os trabalhadores na Ata enviada.

Foi agendada reunião extraordinária de Cipa para hoje, 19, quando irão avaliar a situação e condição inadequada da plataforma.

A diretoria do Sindipetro-NF cobrou uma posição do gerente de SMS da Petrobras e foi informado que a empresa inicia hoje o desembarque de 40 trabalhadores de construção e montagem. A medida não afeta a produção que está sendo mantida, apesar da condição insuportável em que se encontra a unidade.

Para o sindicato a medida só ameniza, mas não resolve a situação que segundo os trabalhadores é muito antiga em P-20. O sistema de dejetos apresenta problemas há vários anos, sem uma atitude dos gestores que efetivamente resolva a situação. Somente tem sido feitos reparos paliativos como informam os  trabalhadores.

Sindicato participa de de mesa de entendimentos na SRTE e cobra resolução de problemas nas unidades

A diretoria do Sindipetro-NF participou de uma mesa de entendimento com representantes da SRTE, que contou também com a participação de representantes da Petrobrás. Durante essa reunião que aconteceu na terça, 18 na sede da SRTE, o sindicato cobrou a resolução de problemas como o número de pessoas por camarote como prevê o anexo, que é de máximo de quatro e o tamanho dos camarotes que deve ter no mínimo de 3,6 m2 por pessoa; más condições de sanitários, cozinhas e refeitórios; más condições operacionais dos sistemas de dejetos; de rancho (falta de alimentação, infestação por vetores, etc…) e dos sistemas de ar condicionado.

Foram denunciados pelo NF diversas situações como por exemplo o caso da P-32, com camarotes que  abrigam até 20 pessoas e a P-20 que está há mais de uma semana sem o sistemas de dejetos funcionando. Nesses casos o sindicato está cobrando providências imediatas.

No caso da P-32, a SRTE deu prazo até sexta-feira para a Petrobrás apresentar um projeto de adequação da plataforma ao Anexo-2 da NR-30. Em relação às demais plataformas exigiu que no mesmo prazo a empresa apresente todos os ambientes em plataformas que abrigam mais de quatro trabalhadores, e se o espaço disponível atende o que a norma determina.

O sindicato também vai relacionar todas as denúncias de descumprimento do anexo-2 que a categoria informou e protocolar para a SRTE. Para isso, o NF reforça, a exemplo das plataformas já mandaram seus relatos, que as demais unidades enviem os dados sobre os temas acima relacionados, informando, inclusive, o número de identificação de cada um dos camarotes ou alojamentos que abrigam mais de quatro pessoas ou que é menor que 3,6 metros quadrados por pessoa. Tudo será encaminhado à SRTE.