Sindipetro NF
O debate entre os candidatos a representantes dos trabalhadores no CA da Petrobrás, José Maria Ferreira Rangel e Silvio Sinedino começou com um pequeno atraso por problemas técnicos.
Durante o debate transmitido pela Rede Corporativa da Petrobrás, o coordenador do Sindipetro-NF, José Maria Ferreira Rangel, teve a oportunidade de responder a três perguntas do público. Um dos questionamentos foi a respeito da transparência das informações no mandato, Zé Maria informou que esteve pessoalmente em diversas bases e que onde não foi possível estar foram distribuídos jornais, enviadas mensagens por e-mail e pelo Blog http://www.zemarianoca.org.br/. Além disso, todas as pautas de reunião foram divulgadas e depois detalhadas sua posição e voto.
Zé Maria também foi questionado sobre a possibilidade de discutir questões de RH no CA. Zé colocou as atuais limitações dos representantes dos trabalhadores em Conselhos de Administração das empresas. Nesse sentido, José Maria Rangel colaborou na elaboração e na tramitação de projeto de lei 6051, para acabar com a discriminação que ainda existe com os Conselheiros eleitos. O referido projeto quando aprovado vai permitir a participação em discussões sobre questões salariais, previdenciárias e outras.
Em suas considerações finais, o Coordenador do NF falou que se orgulha de ter deixado sua marca no CA da Petrobrás, ao conseguir debater questões de saúde e segurança nas reuniões do Conselho e ao levar as reuniões do CA para acontecerem no “chão de fábrica” a partir deste ano na plataforma P-56 (11/04), na REPLAN (13/06) e na Térmica Leonel Brizola (12/09).