Campanha salarial dos trabalhadores da Petrobrás: primeira rodada com a FUP é dia 27

A FUP volta a ser reunir com a empresa antes da negociação para cobrar pendências do atual acordo…





Imprensa da FUP

A FUP entregou no dia 12 a pauta de reivindicações dos trabalhadores do Sistema Petrobrás à Gerência de Recursos Humanos da empresa. A Federação propôs realizar já no dia 20 a primeira reunião para discussão da pauta, mas o RH marcou para o dia 27 o início da negociação. Este ano, serão discutidas com a Petrobrás somente as cláusulas econômicas do Acordo Coletivo de Trabalho, que têm validade até 31 de agosto. As cláusulas sociais do ACT (benefícios, regimes, jornadas, condições de trabalho, SMS, relações sindicais, etc) só serão objeto de negociação no próximo ano, pois têm validade até agosto de 2011.

A pauta de reivindicações foi aprovada durante a II Plenária Nacional da FUP, realizada de 03 a 05 de junho em Brasília, e referendada recentemente nas assembléias. Os trabalhadores reivindicam reposição do ICV-Dieese de setembro de 2009 a agosto de 2010, 10% de ganho real, extensão do adicional de áreas remotas que é praticado pelo E&P para as demais unidades da empresa, entre outras questões, como melhorias no Programa Jovem Universitário.

Pendências – a FUP volta a ser reunir com a Petrobrás nos próximos dias, antes do início da negociação salarial, para cobrar uma resposta da empresa em relação às pendências do atual acordo que foram relatadas na reunião do último dia 07. Entre os pontos que tornarão a ser discutidos estão a revisão e atualização das tabelas de reembolso do Programa Jovem Universitário e a retenção das verbas das terceirizadas para coberturas dos direitos dos trabalhadores durante as rescisões de contratos.