Acontece entre os dias 27 de janeiro e 1º de fevereiro, na cidade de Belém…
O Fórum Social é um espaço de debate democrático de idéias, aprofundamento da reflexão, formulação de propostas, troca de experiências e articulação de movimentos sociais, redes, ONGs e outras organizações da sociedade civil que se opõem ao neoliberalismo e ao domínio do mundo pelo capital e por qualquer forma de imperialismo. Após o primeiro encontro mundial, realizado em 2001, se configurou como um processo mundial permanente de busca e construção de alternativas às políticas neoliberais. Esta definição está na Carta de Princípios, principal documento do FSM.
O Fórum Social Mundial se caracteriza também pela pluralidade e pela diversidade, tendo caráter não confessional, não governamental e não partidário. Ele se propõe a facilitar a articulação, de forma descentralizada e em rede, de entidades e movimentos engajados em ações concretas, do nível local ao internacional, pela construção de um outro mundo, mas não pretende ser uma instância representativa da sociedade civil mundial.
O Fórum Social Mundial não é uma entidade nem uma organização, é um espaço onde centenas de organizações sociais apresentam suas experiências, promovem oficinas, e debates e, quando possível, dão início à criação de redes nacionais e internacionais em torno de um tema comum.
Paralelamente aos eventos políticos e sociais, o Fórum se torna um “grande circo”
Durante a semana do FSM, acompanhe pela página da internet do Unificado
A programação completa do Fórum pode ser acompanhada pela página oficial da organização (www.forumsocialmundial.org.br).