Campanha na Petrobrás: Unificado-SP assina acordo salarial

Assembléias foram concluídas também no RN, que assinará o acordo segunda…





Imprensa da FUP

Acordo conquistado pela FUP está sendo aprovado também no ES e no NF, que prosseguem com as assembléias até semana que vem

Nesta sexta-feira, 24, mais um sindicato assinou o termo aditivo ao ACT  2009/2011, conquistado pela FUP e sindicatos no processo de negociação com a Petrobrás e subsidiárias. O acordo salarial foi assinado pelo Sindipetro Unificado de São Paulo, após concluir as assembléias, com 71% de aprovação dos trabalhadores. Portanto, já são sete sindicatos da FUP que assinaram o acordo conquistado: Unificado-SP, Paraná/Santa Catarina, Pernambuco/Paraíba, Duque de Caxias, Minas Gerais, Ceará e Amazonas.  

Nas bases do Rio Grande do Norte, as assembléias também foram concluídas, com aprovação do acordo, que deverá ser assinado pelo sindicato na segunda-feira, 27. No Espírito Santo e no Norte Fluminense, as assembléias continuam até a próxima semana. As parciais no Espírito Santo são de 222 votos a favor do acordo, 48 contrários e 21 abstenções. Na Bacia de Campos, as plataformas iniciam as assembléias nesta sexta-feira, a partir das 19 horas. Na base de Praia Campista, a proposta foi aprovada por 116 votos a favor e 41 contrários. As assembléias serão concluídas na terça-feira, 28.

Na Bahia, o resultado parcial é de aprovação da proposta por 374 votos a favor e 291 contrários. Na Transpetro, na Rlam e no Conjunto Pituba, não houve contagem dos votos nas assembléias, que foram realizadas antes do Conselho Deliberativo da FUP divulgar o indicativo para a categoria.

Pagamento

Segundo o calendário divulgado pela Petrobrás,  para as bases cujos sindicatos assinarem o termo aditivo até esta quinta-feira, 23, o pagamento da gratificação extraordinária será feito no dia 01 de outubro. Para as bases cujos sindicatos assinem o termo aditivo até o dia 28 de setembro, o pagamento será realizado no dia 07 de outubro. Já as bases cujos sindicatos assinarem o termo aditivo até 04 de outubro, o pagamento será efetuado no dia 10.

Sindicatos dissidentes

RJ – Nas bases do Sindipetro-RJ, os trabalhadores da ativa atropelaram o indicativo do sindicato de rejeição da proposta e aprovaram a o acordo conquistado pela FUP. O resultado das assembléias até o momento é de 643 votos a favor proposta arrancada pela FUP e 363 votos contrários. A última assembléia do Rio de Janeiro será com os aposentados e pensionistas, no dia 28.

Urucu – Na Província Petrolífera de Urucu, base do Sindipetro-PA/AM, a assembléia do dia 21 aprovou o acordo conquistado pela FUP, atropelando, também, o indicativo do sindicato de rejeição. Segundo informações da oposição, os diretores do Sindipetro, mais uma vez, agiram de forma antidemocrática para tentar impedir a aprovação da proposta conquistada pela FUP. Além de não ouvir todos os grupos embarcados, os dissidentes não coletaram os votos das duas turmas de trabalhadores da sala de operação da produção, que aprovaram por 30 a 1 o acordo conquistado. 

Ganho real é o maior da história da categoria

O acordo conquistado eleva de 6,4% para 9,36% o reajuste sobre a RMNR, o que representa um ganho real entre 3,6% e 4,7%. É o maior reajuste salarial já conquistado pelos petroleiros! Um ganho real acima da média da maioria das categorias. É a primeira vez na história, que os petroleiros fecham um acordo salarial em setembro, data base da categoria. O acordo também é extensivo a todos os petroleiros da Transpetro, termoelétricas e TBG.

Acesse no portal da FUP a planilha elaborada pela assessoria do Dieese, onde os petroleiros poderão calcular o seu salário com o reajuste conquistado e o ganho real, assim como entender como é feito este cálculo:

http://www.fup.org.br/campanha_salarial_2010_simulador.php