O Sindipetro-NF recebeu dos trabalhadores denúncia de que um bote de resgate da plataforma P-26, na Bacia de Campos, se desprendeu da unidade e caiu no mar, na tarde de ontem. Não havia ninguém no equipamento no momento e nenhuma manobra estava sendo realizada. O sindicato confirmou o caso com a área de SMS da Petrobrás e cobrou esclarecimentos.
A empresa informou nesta manhã à entidade que, por volta das 16h40, um “provável rompimento da fibra, onde fica fixado sua estrutura de içamento” pode ter sido a causa da queda. Uma comissão de investigação será instaurada, com participação de representante do Sindipetro-NF.
Ainda de acordo com a Petrobrás, órgãos externos de fiscalização já foram informados da ocorrência. No momento, o bote está amarrado em uma das colunas da plataforma e uma embarcação de apoio está no local para resgatá-lo, assim como para guarnecer a plataforma.
O sindicato solicita aos trabalhadores que enviem mais informações sobre o caso e sobre as condições da plataformas. Os primeiros relatos da categoria apontam para a utilização de equipamentos defasados, o que será apurado pela entidade. Relatos podem ser enviados para denuncia@sindipetronf.org.br, com garantia de sigilo sobre os autores.
[Da imprensa do Sindipetro NF]