“Bolsonaro é culpado pela destruição da Amazônia e violência contra os indígenas”, diz denúncia da Internacional Progressista

Sérgio Lima/Poder360

A denúncia é assinada também pela Forensic Architecture e o Climate Litigation Accelerator

A Internacional Progressista divulgou nesta terça-feira (6) um documento listando denúncias contra o governo Jair Bolsonaro (PL) pela destruição ambiental promovida por ele.

Todos os dados estão armazenados em um site interativo. Acesse para receber as informações sobre a investigação. 

A investigação mostra que:

1 – Desde que Jair Bolsonaro assumiu o cargo, em 2019, a taxa de desmatamento ao longo do rio Uraricoera dobrou, devastando mais de 1.000 hectares em apenas 3 anos.

2 – Desde o início do mandato de Bolsonaro, os povos Yanomami declararam um aumento violento de ataques de garimpeiros. A aldeia de Palimiu, por exemplo, viu seis ataques violentos apenas em 2021.

3 – As políticas e a retórica de Bolsonaro que antecederam e incluíram seu mandato correspondem a um rápido aumento da destruição ambiental e da violência contra os povos indígenas devido à mineração de ouro.

4 – Bolsonaro e seu governo são, portanto, culpados e cúmplices da destruição ambiental da Amazônia e do aumento da violência contra os povos indígenas no Brasil.

5 – Como os territórios indígenas são as áreas mais protegidas e preservadas da Floresta Amazônica, defender os direitos e a soberania das terras indígenas é essencial para deter as mudanças climáticas e a destruição ambiental.

6 – Enquanto Bolsonaro causou um rápido aumento direto na atividade ilegal de mineração de ouro, o Brasil tem uma longa história de políticas coloniais que invadem terras indígenas na Amazônia. Qualquer futuro governo do Brasil deve responder por essa história.

Forensic Architecture é uma agência de pesquisa sediada em Goldsmiths, University of London, que investiga violações de direitos humanos, incluindo violência cometida por estados, forças policiais, militares e corporações. O Climate Litigation Accelerator é um centro colaborativo global que catalisa estratégias, ferramentas e ideias jurídicas necessárias para garantir ações climáticas urgentes e ambiciosas.