Blogueiros e especialistas debatem o papel das novas mídias, em Foz do Iguaçu

O I Encontro Mundial de Blogueiros, em Foz do Iguaçu, prossegue até este sábado, 29. Jornalista e representantes da FUP participam do evento.





 Imprensa da FUP com informações do site oficial do I Encontro Mundial de Blogueiros

O 1º Encontro Mundial de Blogueiros teve sua primeira etapa de debates na manhã desta sexta-feira, 28, com a participação de Ignácio Ramonet, jornalista e criador do Le Monde Diplomatique, do porta-voz do WikiLeaks, Kristinn Hrafnsson e do jornalista e blogueiro Luís Nassif, discutindo o papel das novas mídias. O professor e autor do livro “Mutações do Visível: da comunicação de massa à comunicação em rede”, Denis de Moraes, infelizmente, por imprevistos pessoais, não pode comparecer ao evento.

Os debates terão um intervalo para o almoço e, às 14h, os blogueiros voltam a se reunir para o painel “Experiência nos EUA  e Europa”.

Internautas do mundo todo que não conseguiram estar presentes no encontro poderão acompanhar a programação e interagir com os participantes através do Twitter e do Facebook. No primeiro a forma de manter contato é através da hashtag #blogmundofoz e pelo Facebook basta curtir a página oficial e se manter atualizado.

Esta integração já é marca registrada do encontro de blogueiros. O 2º Encontro Nacional de Blogueiros Progressistas que aconteceu em março deste ano mobilizou mais de 30 mil internautas em todo o mundo durante os três dias de transmissão. A hashtag do evento ficou em primeiro lugar no Tranding Topics Brasil do Twitter por dois dias e até o presidente do Peru, Ollanta Humala, enviou uma saudação aos blogueiros através de seu perfil pessoal no Twitter.

Youtube

Os principais palestrantes serão entrevistados em coletiva, as entrevistas serão gravadas e disponibilizadas no canal do Clickfoz no Youtube. Entre os nomes em destaque estarão o jornalista Ignácio Ramonet, e o porta-voz do Wikileaks, Kristinn Hrafnsson. Este último é um dos mais esperados do evento em função das polêmicas que permeiam o site de abertura de documentos.

Recentemente o fundador do Wikileaks, Julian Assange, anunciou a suspensão das atividades do site por motivos de crise financeira. A única maneira de o portal se manter é através de doações feitas pelos admiradores do espaço, porém as empresas Visa, MasterCard e Payal bloquearam o repasse de dinheiro. Com certeza o futuro do site é uma dúvida que intriga os participantes do encontro, e por isso a expectativa em ouvir o porta-voz Hrafnsson.

Leia também: I Encontro Mundial de Blogueiros reúne participantes de 16 países

Vocês blogueiros e nós do Wikileaks, estamos de mãos dadas", afirma Kristinn Hrafnsson