Blog Juventude Petroleira participou do 1º Encontro Nacional de Blogueiros Progressistas

Neste final de semana, os moderadores do Blog Juventude Petroleira tiveram a oportunidade de participar do 1º Encontro Nacional de Blogueiros…





 Por Caroline Cavassa da Imprensa da FUP

Neste final de semana, os moderadores do Blog Juventude Petroleira tiveram a oportunidade de participar do 1º Encontro Nacional de Blogueiros Progressistas,  realizado pelo Centro de Estudos de Mídias Alternativas Barão de Itararé, no Sindicato dos Engenheiros, em São Paulo.

Cerca de 330 blogueiros, de 19 estados brasileiros estiveram presentes no evento. Todos com o mesmo gás, ansia e vontade de contribuir para que a democratização da comunicação seja feita de maneira efetiva, por todos nós, “conhecedores” das mazelas do nosso Brasil, e de toda a manipulação de informações oriundas dos grandes conglomerados de comunicação do país.

Durante o encontro, muitos temas foram debatidos. Desde a conjuntura política atual, no que diz respeito às eleições presidenciais e o tratamento que a “velha mídia” vincula a este fato e aos candidatos que não fazem parte da elite, até a troca de experiência entre os diversos blogueiros, que em seus espaços publicam opiniões, reivindicações, divulgam campanhas contra a criminalização dos movimentos sociais, e até prestam serviços de consultorias de diversos assuntos, não diretamente ligados à movimentos ou políticas. Os blogueiros também procuraram debater a construção de novas redes e de qualificação coletiva.

Entre os palestrantes, estiveram presentes alguns experientes e ilustres jornalistas que hoje contribuem massivamente com a imprensa alternativa e fazem parte dos grandes incentivadores da chamada “blogosfera”. Além de  especialistas que apontaram para um processo organizativo que busca ampliar a penetração do movimento em todos os estados, como também criar formas de proteção e incentivo à atividade blogueira. Por um lado criando uma rede de advogados que defenda blogueiros em ações judiciais e por outro construindo projetos que possibilitem sustentabilidade aos ativistas.

O evento também foi fundamental para o encontro real entre os participantes, que anteriormente, só se conheciam através de suas redes e por pseudônimos. Muitos deles trocaram e-mails, twitters, blogs e experiências em diferentes temas.

Certamente, uma das participações mais marcantes foi a da ativista Débora, do Blog Mães de Maio,  espaço de reivindicações sobre desarquivamento e federalização das investigações sobre os “Crimes de Maio de 2006″ cometidos por agentes policiais do Estado de São Paulo grupos de extermínio paramilitares ligados a eles.

A blogueira também compos a primeira mesa do Encontro, junto aos jornalistas Paulo Henrique Amorim, Luis Nassif, Rodrigo Viana e Leandro Fortes. Entre tantas cabeças pensantes, Débora, uma simples mulher da periferia, representante de um movimento tão importante e pouco conhecido deu um show de lucidez e perspicácia na comunicação. Provando para todos, que é possível, sim, através deste instrumento poderoso que os internautas tem em mãos, lutar, reivindicar e democratizar a informação, que é direito de todo cidadão brasileiro.

Outra observação importante, é a questão dos comentários. Durante a troca de experiências, foi possível compreender que os blogueiros não são somente aqueles que alimentam o site, mas também os leitores, que deixam seus comentários assiduamente. São os comentaristas que dão vitalidade à blogosfera e que têm sido fundamentais para que muitas vezes uma informação seja reproduzida pela rede.

O 1º Encontro Nacional de Blogueiros Progressistas para muitos significou o primeiro passo no processo de mudança de patamar na correlação de forças entre a comunicação vertical e a horizontal. Ou seja, entre a velha mídia que trata o seu público enquanto consumidor e receptor. E a nova mídia que se constrói de forma colaborativa e em processo de rede.

Portanto, se cuida, monopólio da comunicação!

Vejam as deliberações finais do encontro

Para saber mais sobre TODOS os temas abordados e assistir as homenagens simbólicas do Encontro, acesse o Blog do Miro – um dos organizadores e conselheiro do Centro de Estudos de Mídias Alternativas Barão de Itararé.