Blitz da UNE agitou Brasília por verba do pré-sal para a educação

Estudantes mobilizam os corredores da Câmara dos Deputados para divulgar….

UNE

Estudantes mobilizam os corredores da Câmara dos Deputados para divulgar entre os parlamentares a proposta da UNE, que defende 50% dos recursos do Fundo Social do Pré-sal para a Educação. Senadora Ideli Salvatti e o presidente da Agência Nacional do Petróleo (ANP) “vestiram a camisa”.

A agitação marcou a manhã de quinta-feira (15) no Congresso Nacional. A Comitiva da UNE, com representantes de vários estados, esteve na audiência pública que discutia o novo marco regulatório para o Pré-sal.

A entidade apresentou ao presidente da Agência Nacional do Petróleo (ANP), Haroldo Lima, sua proposta, que defende 50% do Fundo Social do Pré-sal seja investido na Educação, assim como um novo marco regulatório para a extração do petróleo, que garanta o patrimônio nacional.

Haroldo Lima lembrou com bastante entusiasmo de sua atuação como militante, nos anos 60, e concordou com os argumentos do presidente da UNE, Augusto Chagas, sobre a importância de que essa riqueza seja revertida aos brasileiros. “é preciso debater o que vamos fazer com o petróleo. Outros países com grandes reservas do óleo não conseguiram distribuir a riqueza”, disse.

A UNE mencionou ainda que é essencial o fortalecimento da Petrobras e a retomada do controle estatal sobre a exploração do petróleo.

Educação é pauta no Senado

Na sequência, diretores da entidade foram recebidos pela senadora Ideli Salvatti (PT-SC), histórica defensora da educação. Augusto Chagas explicou para Ideli a proposta da UNE e conquistou o apoio da parlamentar. “Nunca é desperdício aplicar recursos no conhecimento, que é a educação, afirmou Ideli Salvatti. Para a UNE, o Fundo Social deve ser investido em áreas estratégicas para a a Nação, sendo que a educação é fundamental para o desenvolvimento de um país, que deverá ser construído com um Estado forte.

“É necessária uma nova lei do petróleo, para garantir a democratização da riqueza”, comentou Chagas ao mencionar também a relevância da aprovação do PL do Marco Regulatório para a exploração do óleo.

Na quarta-feira, 14, a comitiva da UNE foi recebida pelos presidentes de três das quatro comissões que discutem os Projetos de Lei sobre o Pré-sal: deputado Brizola Neto (PDT-RJ), da comissão que cria a Petro-Sal; Arlindo Chinaglia (PT-SP) do PL que muda o sistema de concessão para o de partilha na exploração e Rodrigo Rollemberg (PSB-DF), da comissão que trata da criação do Fundo Social do Pré-sal.

“Hoje conseguimos apresentar a campanha da UNE aos principais articuladores dos PLs para o Pré-sal. A disposição em nos receber demonstra que a proposta da UNE tem eco no Congresso”, comemorou Augusto Chagas. Os estudantes ainda pretendem conseguir uma audiência com o presidente da Câmara, deputado Michel Temer.