Benzeno não é flor que se cheire

Guina é diretor do Sindipetro Unificado de São Paulo e faz parte da Comissão Nacional de Benzeno

Lembrando a morte do companheiro Roberto Krappa, ocorrida no dia 05 de outubro de 2004, por exposição a Benzeno, marcamos um dia de luta, de conscientização, de agirmos por prevenção.

Não é por acaso que há um grupo de trabalhadores com alterações hematológicas persistentes, relacionadas à exposição a substâncias tóxicas e sem emissão da Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT) ou reconhecimento da doença ocupacional pela Petrobras.  Já é considerada uma epidemia, segundo a Organização Mundial da Saúde menos de 5% das doenças ocupacionais são registradas como tal.

A Petrobras está silenciosamente matando e o ônus está sendo do trabalhador.  O problema relacionado ao benzeno e os aromáticos, embora seja uma demanda antiga, ainda carece de soluções concretas. No caso da Petrobrás, não é de hoje que a companhia tenta impor limite de exposição ao benzeno, com a alegação que em baixas concentrações não tem problema.

Entretanto, não há nenhum nível seguro de exposição. A NR 15 – Norma Regulamentadora que trata das ATIVIDADES E OPERAÇÕES INSALUBRES (anexo 13-A, item 6.1) registra que “… o Benzeno é uma substância comprovadamente carcinogênica, para qual não existe limite seguro de exposição”.

Na contramão da prevenção a Petrobras está “promovendo” um treinamento para os profissionais de saúde e higiene com o objetivo de fazer “lavagem cerebral”, ou seja, convencer estes profissionais que é seguro se expor a baixas concentrações de benzeno. Para completar está programando patrocinar, em dezembro, uma arapuca para os trabalhadores de diversos setores da indústria, além dos próprios, serem doutrinados que benzeno não é tóxico.

Não se permita enganar, em diversas Unidades já foram constatadas altas concentrações de Benzeno, visto com o ocorrido na RLAM na visita técnica da CNPBz e logo após a interdição da parada.

As mobilizações ocorrerão por todo o país na manhã do dia 05 em defesa da vida e contra benzeno, para completar será realizado um ATO em frente a Fundacentro São Paulo, as 11 horas.

“EM TODO O SISTEMA PETROBRAS ESTÃO SURGINDO NOVOS CASOS DE ALTERAÇÕES HEMATOLOGICAS, NÃO PODEMOS PERDER TEMPO, DIANTE DE QUALQUER ALTERAÇÃO, PROCURE O GTB E DENUNCIE AO SEU SINDICATO PARA QUE O CASO SEJA ENCAMINHADO E INVESTIGADO PELO CENTRO DE REFERÊNCIA DO TRABALHADOR, ALÉM DOS SEUS DIREITOS REINVIDICADOS. PARA BENZENO NÃO HÁ LIMITE SEGURO DE EXPOSIÇÃO”.