No último dia 12 de junho, os petroleiros realizaram um debate com atividade nos terminais de Biguaçu, Guaramirim, Itajaí, Paranaguá e São Francisco do Sul. O principal ponto debatido foi a reincorporação da Transpetro à Petrobrás.
A política de desinvestimento que a Petrobrás vem adotando, bem como, os boatos internos e os que circularam nas mídias causaram temor entre os/as trabalhadores/as da Transpetro. Mais do que nunca o futuro desta valorosa força de trabalho e da própria empresa parecem ameaçados.
Diante desse cenário impõem-se a necessidade de nos organizarmos e nos preparamos para possíveis duras campanhas. Foi justamente com esse intuito que ocorreu o Iº Seminário de Trabalhadores da Transpetro, e dele, o indicativo de resgatarmos com afinco a luta pela reincorporação. Nas atividades ocorridas nesse dia 12, em todos os terminais de Paraná e Santa Catarina, além de situar criticamente as motivações privatistas que fizeram nascer a Transpetro, também foi debatido a relevância da luta pela reincorporação (tornando a Petrobrás mais forte e integrada) e os passos necessários para essa campanha se ampliar ganhando força.
A direção do Sindipetro Paraná e Santa Catarina ratifica seu compromisso em levar à Plenafup – 01 a 05/07/15 – todos os esforços para que nossa combativa federação consiga organizar em âmbito nacional a campanha pela reincorporação, pois para angariar apoio de outros agentes sociais externos e de autoridades políticas representativas é preciso o engajamento maciço da nossa categoria nessa luta.
No dia 12 também foram debatidos temas relativos à pauta local, como os problemas com transporte, alimentação, benefício farmácia, mesmo outros pontos como os vinte anos da greve de 95 e o regramento da PLR.
Bate Papo Sindical na Repar
Nesta quinta-feira (18), o Sindipetro-PR/SC realiza o Bate-Papo Sindical na REPAR, durante o horário administrativo, às 12h, no Clube dos Empregados da Petrobrás (CEPE). Para o pessoal do turno, o bate-papo aocontece às 15h30, próximo ao PV-1.
Na Pauta, estão: a Alteração da Lei de Partilha, o Benefício Farmácia e AMS, e a Petros 2 – contribuição adicional.
Fonte: Sindipetro-PR/SC