Base boicota eleição do Sindipetro-RJ e divisionistas se mantém no poder com votos dos aposentados

Após quatro dias de votação, terminou quinta-feira, 08, a eleição para a nova diretoria do Sindipetro-RJ. A apuração entrou pela noite adentro e está sendo concluída nesta sexta-feira, 09. Com apoio da FUP e da CTB, a Chapa 2 – Sindicato é dos trabalhadores! Unidade nacional: uma nova direção – conquistou a maioria dos votos da ativa, mas, assim como nas eleições anteriores, a atual diretoria se utilizou dos votos dos aposentados para se sustentar por mais uma gestão à frente do sindicato.

Na tentativa de encobrir o apoio da base à Chapa 2,  os divisionistas levaram vários aposentados para votar nas unidades administrativas e operacionais. Mas, mesmo com essa grotesca manobra para inibir os votos dos petroleiros de base, a Chapa 2 venceu o pleito entre a ativa. No entanto, a ínfima participação dos trabalhadores no processo eleitoral acabou por favorecer a Chapa 1, que foi reeleita basicamente com os votos dos aposentados, principal base de sustentação política dos divisionistas no Sindipetro-RJ.

Essa foi a eleição que teve a mais baixa participação dos petroleiros, tamanha insatisfação da categoria com os rumos (ou melhor, a falta de rumo) do sindicato, que, nos últimos anos, vem sofrendo um intenso processo de esvaziamento, com a desfiliação em massa dos trabalhadores. O Sindipetro-RJ é o sindicato petroleiro com o menor índice de sindicalização. De cada 100 trabalhadores, apenas 15 são sindicalizados.

Portanto, é mais do que notória a rejeição dos trabalhadores ao projeto político do PSTU e de seus aliados, que há oito anos vêm tentando minar a unidade nacional da categoria. A FUP continuará apoiando a oposição de base para trazer de volta à luta o Sindipetro-RJ, pois, como se intitulou a Chapa 2: Sindicato é dos trabalhadores!

FUP vence seis das oito eleições sindicais

O fortalecimento da unidade nacional é o caminho apontado nas urnas pelos petroleiros de todo o país, desde dezembro do ano passado, quando começaram as eleições sindicais. Das oito eleições já definidas, a FUP venceu seis. Os trabalhadores elegeram chapas fupistas nos Sindipetros PE/PB, Amazonas, Bahia, Rio Grande do Sul e Espírito Santo. No Sindipetro-PR/SC, os petroleiros rejeitaram veementemente a tentativa do PSTU de formar uma chapa oposicionista e encerram nesta sexta-feira, 09, a eleição, ratificando a chapa única fupista.

Outras duas eleições seguem em curso: nos Sindipetros MG e NF. Em Minas, a eleição termina nesta sexta-feira, 09, onde a FUP, CUT e CTB apoiam a Chapa 1. No Sindipetro-NF, a votação prossegue até o dia 23. Lá também, a FUP, CUT e CTB apoiam a Chapa 1 – Avançar com segurança.

Fonte: FUP