A insegurança se transformou em um sério problema para os trabalhadores da UO-BA. Há cada dia os bandidos atuam de forma mais intensa e tranquila, pois sabem que podem agir livremente. Na manhã da quarta-feira, 10, por volta das 7h40, um trabalhador se dirigia para Buracica, na BA 516, quando percebeu a presença de um rapaz de capacete ao lado da estrada, mas não havia nenhuma moto ao redor. Desconfiado, o trabalhador seguiu seu caminho aumentado a velocidade do carro, mas após fazer uma curva à esquerda foi surpreendido por três motos e seis marginais, sendo que dois estavam com armas em punho, obstruindo a pista. A reação do trabalhador foi acelerar ainda mais o veículo. Os bandidos dispararam ao menos seis tiros, mas não conseguiram atingir o carro. Por conhecer a região, o trabalhador entrou em uma plantação de eucalipto e conseguiu despistar os marginais. Depois do grande susto, ao chegar à base do adm de Buracica, ele comunicou o fato à Segurança Patrimonial que chamou a Polícia Militar, mas os bandidos já tinham fugido. Os trabalhadores reclamam que nos últimos meses as tentativas de assaltos nesta área têm sido constantes. O Sindipetro Bahia já denunciou o fato por diversas vezes, procurando até o Secretário de Segurança Pública do Estado. É preciso mais comprometimento por parte da Petrobrás no sentido de resolver este grave problema. Cansados e com medo de tanta insegurança, os próprios trabalhadores dão sugestões para amenizar a questão. Confira:
* Retirar todos os quebra molas desse trecho, desde o trevo próximo à Base, até os próximos da Estação Tororó, pois não há passagem de pedestres.
* Implementar uma ronda constante das 7h às 8h nos trechos entre a Base Adm. de Buracica e a Ba-516, onde ocorreu o fato, ou seja, a viatura ficaria indo e voltando constantemente nesse trecho nesse período de 1 hora.
* Implementar a mesma ronda constante das 7h às 8h entre a Base Adm. e o trecho que sai na BR-101 (Boa União).
* Implementar escolta dos ônibus na saída às 16h30 até os pontos citados acima.
* Implementar escolta dos ônibus que sai 18h10 até o trevo da BR-110.
Fonte: Sindipetro BA