Bancos oferecem 10% para salários e 14% para vales

Bancários mantém mobilização e devem responder ainda nesta sexta (23) proposta dos bancos

A Fenaban (Federação Nacional dos Bancos) apresentou nesta sexta-feira (23), 18º dia da greve, a primeira proposta que aponta para um reajuste acima da inflação: 10% para salários, PLR e piso e 14% para os vales.

A negociação agora esbarra no desejo dos empregadores de descontar ou compensar os dias parados, de acordo com o desejo do patrão, mas, segundo a própria Fenaban, foi rompida a resistência dos bancos, que tinham por objetivo reajuste sem aumento real.

O Comando Nacional dos Bancários, que coordena a campanha salarial unificada, pediu um tempo para responder e a previsão é que a negociação seja retomada em breve.

BB e Caixa – As rodadas de negociação específicas do Banco do Brasil e da Caixa Federal começam quando se encerrar a da Fenaban.

A proposta chega um dia após a federação patronal apresentar o índice 8,75% para reajustar salários, piso, PLR, vales e auxílios, e sem abono, valor que representava perda de 1,03% e foi rejeitado

O Comando Nacional dos Bancários questionou o valor que não repõe a inflação de 9,88% (INPC do período) e reiterou que os bancários querem aumento real.  A negociação marcada para quinta-feira (22) foi adiada para sexta (23). 

Na terça-feira (20), a Fenaban havia oferecido 7,5%, proposta também rejeitada. A orientação para a categoria é que a greve, que no seu 16º dia teve 12.603 agências e 35 centros administrativos com as atividades paralisadas, continuasse em todo o Brasil.

Fonte: CUT Nacional com informações da Contraf