Bancários têm até quinta para eleger representante no Conselho de Administração da Caixa

Votação começa nesta segunda e segue até quinta. Todos os empregados poderão votar por meio de endereço eletrônico. Principais entidades dos bancários apoiam reeleição de Rita Serrano

[Da Rede Brasil Atual]

Começou nesta segunda-feira (14) a eleição para a escolha do representante dos empregados no Conselho de Administração da Caixa Federal. Até as 19h de quinta (17), todos os trabalhadores ativos, inclusive os que estão de férias, cumprindo licença ou cedidos, devem acessar endereço eletrônico – confira aqui – divulgado pelo banco público para votar.

Segundo a instituição financeira, os trabalhadores devem fazem login no site com CPF e senha que já utiliza para acessar os aplicativos FGTS, Loterias Online, Sou Caixa ou Saúde Caixa Mobile. Tradicionalmente, as eleições ocorriam por meio do sistema intranet. Mas na última sexta (11) a Caixa alterou o meio de votação para o site da empresa.

A escolha de um representante dos trabalhadores no CA é uma conquista da categoria dos bancários, assegurada pela Lei 12.353, de 2010. O conselho é o responsável por definir diretrizes e objetivos e por monitorar os resultados da Caixa. Seis conselheiros são indicados pelo ministro da Economia e apenas um, pelos trabalhadores. Ainda assim, desde o governo de Michel Temer, é a participação dos trabalhadores no CA que vem garantido a manutenção do banco como 100% público e gestor de programas sociais.

Caixa pública

Atualmente, a representante dos trabalhadores no Conselho de Administração da Caixa é Maria Rita Serrano. Mestre em Administração, a conselheira trabalha na Caixa desde 1989 e presidiu o Sindicato dos Bancários do ABC entre 2006 e 2012.

Além disso, é graduada em Estudos Sociais e História e tem especialização em Governança Corporativa. Participa do CA desde 2013, como suplente, e foi eleita titular em 2017. Dois anos depois, Rita Serrano foi reeleita em primeiro turno para o mandato no biênio 2020/2022. Rita coordena também o Comitê Nacional em Defesa das Empresas Públicas, que reúne diversas entidades. A conselheira concorre novamente, com o apoio da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região, da Associação de Pessoal da Caixa Econômica Federal (Apcef-SP), entre outras entidades de trabalhadores.

Calendário eleitoral

O presidente da Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal (Fenae), Sergio Takemoto, também defende a reeleição de Rita Serrano. A Fenae destaca que a conselheira esteve à frente da mobilização pela derrubada do Projeto de Lei do Senado (PLS) 555/2015 que transformava as estatais em Sociedade Anônima. Assim como da Medida Provisória (MP) 995/2020, que autorizava a criação e venda de subsidiárias da Caixa. “Não podemos permitir que os destinos da empresa sejam pautados pela agenda privatista e pelos desejos do mercado. Rita Serrano tem feito a defesa da Caixa pública no CA e por isso conta com apoio da Fenae e de outras entidades associativas e sindicais”, aponta o presidente da Fenae.

De acordo com o calendário eleitoral, os resultados da eleição em primeiro turno saem na sexta (18). Em caso de segundo turno, os candidatos terão de 18 até 10 de março para realização de campanhas. A realização de um novo pleito está marcada para 7 a 10 de março.