Bancários começam negociação com a Fenaban nesta quinta

 

Contraf/CUT

Começa nesta quinta-feira (8) a primeira rodada de negociação entre o Comando Nacional dos Bancários, coordenado pela Contraf-CUT, e a Fenaban, em São Paulo. Os debates continuam na sexta-feira (9).

Estarão na mesa o bloco de reivindicações sobre condições de trabalho, que envolve saúde do trabalhador, fim das metas abusivas e do assédio moral, e segurança bancária. A minuta de reivindicações da categoria foi entregue no dia 30 de julho.

A Campanha Nacional dos Bancários deste ano tem como eixos centrais o reajuste de 11,93% (inflação projetada do período mais aumento real de 5%), elevação do piso salarial para R$ 2.860,21, PLR de três salários mais R$ 5.553,15, defesa do emprego, fim da terceirização e melhores condições de trabalho.

Os balanços já publicados dos bancos mostram que a situação do sistema financeiro é muito sólida, os lucros continuam muito altos e, por isso, eles têm reais condições de atenderem a pauta de reivindicações dos bancários. "O tempo é favorável para ir à luta, com ousadia, unidade e mobilização, a fim de arrancar novas conquistas econômicas e sociais para a categoria", afirma o presidente da Contraf-CUT e coordenador do Comando Nacional, Carlos Cordeiro,

Bancos federais

A primeira negociação da pauta específica com a Caixa Econômica Federal acontece nesta sexta-feira, dia 9, às 15h, em Brasília. Com o Banco do Brasil, a primeira rodada foi marcada para o dia 14, às 13h, também em Brasília. Em ambas, o tema inicial será igualmente saúde e condições de trabalho.

Calendário de mobilização

7 – Reunião do Comando Nacional dos Bancários
8 e 9 – Primeira rodada de negociação entre Comando Nacional e Fenaban
9 – Primeira rodada de negociação entre Comando Nacional e Caixa Econômica Federal
13 e 14 – Mobilização em Brasília contra PL 4330
14 – Primeira rodada de negociação entre Comando Nacional e Banco do Brasil
22 – Dia Nacional de Luta, com passeatas dos bancários
28 – Dia do Bancário, com atos de comemoração e de mobilização
30 – Paralisação nacional das centrais sindicais pela pauta da classe trabalhadora

"Vem pra luta, bancário e bancária", convoca o presidente da Contraf-CUT.