Bancada patronal do Grupo 2 agenda rodada de negociação com a FEM-CUT/SP nesta quinta

CUT

A bancada patronal do Grupo 2 (máquinas e eletrônicos) agendou rodada de negociação com a FEM-CUT/SP para esta quinta-feira, dia 3 de outubro, às 14h, na sede do Sindicato da Indústria de Aparelhos Elétricos Eletrônicos e Similares do Estado de São Paulo (Sinaees), na FIESP. Na última rodada, o G2 havia oferecido o reajuste salarial de 6,5% (5,39% de reposição da inflação, referente à data-base da categoria, 1º de setembro, e mais 1,2% de aumento real), que foi rejeitado pela Federação Metalúrgica cutista na mesa de negociação.

O presidente da FEM, Valmir Marques, (Biro Biro) espera que a bancada avance na proposta de 8% de aumento salarial. “A nossa categoria continua mobilizada e tem realizado diariamente assembleias demoradas nas portas das fábricas e paralisações nas empresas que se recusam pagar o aumento. Mais de 360 empresas na nossa base no Estado já assinaram um termo de compromisso para pagar o reajuste de 8%”, informa Biro Biro.

Mobilizações continuarão
Até o momento, apenas a bancada patronal da Fundição atendeu a reivindicação do ramo em pagar 8% de aumento salarial (5,39% de reposição da inflação do período da data-base da categoria, 1º de setembro, e mais 2,5% de aumento real). Já nas demais bancadas (Grupos 3, 8, 10 e Estamparia- abaixo a classificação dos setores) as propostas ficaram abaixo de 8% e foram rejeitadas pela categoria metalúrgica.

No entanto, as negociações com estas bancadas continuarão, ainda não há datas agendadas. A FEM orientou os sindicatos filiados a intensificarem as mobilizações nas empresas que se recusam avançar no aumento salarial de 8%.

G2 e FEM-CUT/SP
Data: 3 de outubro (quinta-feira)
Horário: 14h
Local: Av.Paulista, 1313 – 7º andar (Sinaees)

Setores da base da FEM-CUT/SP em Campanha
Estamparia
Total: 4.000
Grupo 2 (máquinas e eletrônicos)
Total:75.500
Grupo 3 (autopeças, forjaria, parafusos)
Total: 51 mil
Grupo 8 (trefilação, laminação de metais ferrosos; refrigeração, equipamentos ferroviários, rodoviários entre outros)
Total: 36 mil
Grupo 10 (reúne os sindicatos patronais dos setores de lâmpadas, equipamentos odontológicos, iluminação, material bélico entre outros).
Total: 35 mil
Total da base da FEM em Campanha na base FEM: 201,5 mil (neste dado não estão incluídos os trabalhadores nas montadoras e Fundição que fecharam acordo)