Baianos tomam as ruas de Salvador em defesa da soberania nacional

O Sindicato dos Químicos/Petroleiros (BA) e a Federação Única dos Petroleiros (FUP) promoveram uma caminhada…

Imprensa da FUP

O Sindicato dos Químicos/Petroleiros (BA) e a Federação Única dos Petroleiros (FUP) promoveram uma caminhada pelo centro de Salvador nesta quinta-feira 18,  para exigir uma nova lei de petróleo e em defesa de uma Petrobrás 100% pública. A concentração teve início às 14h, no Campo Grande.

A programação foi encerrada na Praça Castro Alves com um grande ato público que contou com a presença de lideranças sindicais, MST, parlamentares, representantes dos movimentos populares, sociais e estudantis. Depois do ato houve show com a participação das bandas Olodum e Ilê Ayê.

A programação integrou a Campanha nacional “O petróleo tem que ser nosso” que vem tomando as ruas do país, unindo trabalhadores, estudantes e movimentos sociais na luta por uma nova regulamentação do petróleo e gás. O ato do dia 21 de maio, no Rio de Janeiro, que reuniu mais de cinco mil pessoas, se multiplicou pelo Brasil afora, mobilizando a sociedade para a necessidade de uma nova legislação que garanta o investimento dos recursos gerados pelo petróleo em políticas públicas sociais, como reforma agrária, habitação popular, educação, saúde, saneamento básico, entre outras.

Os recentes atos realizados em Brasília, Manaus, São Paulo, Curitiba, Natal, Recife, Olinda e Vitória estão despertando a população para a importância e necessidade de garantir a soberania nacional. Um dos objetivos é, inclusive, revitalizar a campanha "O petróleo é nosso", que mobilizou estudantes, trabalhadores e intelectuais nas décadas de 40 e 50, abrindo caminho para a criação da Petrobrás e todas as conquistas que o monopólio estatal do petróleo trouxe para o Brasil, entre elas a autosuficiência e a descoberta do pré-sal.