Baianos fazem mobilização em protesto ao acidente que matou 9 trabalhadores da construção civil

CUT e entidades cobram das autoridades maior empenho na redução dos acidentes…





 

Escrito por: Daniella Sinotti – CUT-BA

 

Na manhã desta quarta-feira, 10, trabalhadores da construção civil, montagem e manutenção da Região Metropolitana de Salvador (BA) realizaram protestos em canteiros de obras e nas portas de empresas do Polo Petroquímico de Camaçari. A mobilização ocorre um dia depois do grave acidente que matou nove trabalhadores com a queda de um elevador em um prédio em construção na capital baiana. No estado, a construção civil é responsável por 185 mil postos de trabalho formais. O PIB (Produto Interno Bruto) baiano do setor da construção cresceu 4,2% no primeiro semestre do ano.

O presidente da CUT-BA, Martiniano Costa, lamenta a perda dos trabalhadores e se solidariza com os familiares, ao tempo em que informa que a CUT-BA tem cobrado das autoridades maior empenho para a redução dos acidentes na construção civil e montagem, setor que lidera o ranking de acidentes de trabalho com vítimas fatais no país. “Estamos mais uma vez mobilizando os trabalhadores e chamando a atenção da população para que as empresas sejam mais responsáveis com a vida humana. Continuaremos nessa luta para poupar vidas e garantir melhores condições de trabalho, disse Costa.

O coordenador geral do Sindicato da Construção Civil, Montagem e Manutenção de Camaçari e Região (Sindticcc), Antonio Ubirajara Santos Souza, o Bira, informa que os trabalhadores continuarão cobrando das autoridades para que sejam mais atuantes em relação à segurança de trabalho no setor. “Nosso sindicato tem feito um trabalho intenso na fiscalização das empresas, inclusive as de montagem e manutenção do Polo Petroquímico de Camaçari. Já recorremos a todas as instâncias dos poderes públicos e vamos manter a nossa luta. Hoje nos solidarizamos com nossos companheiros e vamos fazer manifestações em todo o estado”, enfatizou Bira.

O acidente em Salvador, ocorrido nesta terça-feira, 9, tem como possíveis causas a falha mecânica e excesso de peso, informa o Sindicato da categoria. Ao todo, são 18 mortes em canteiros de obras na Bahia neste ano, segundo dados da Superintendência Regional do Trabalho no Estado. Salvador tem 53 acidentes de trabalho no setor de construção civil somente em 2011, com 13 mortes registradas.

Uma operação do Ministério do Trabalho realizada em outubro e novembro de 2010 em Salvador e Lauro de Freitas encontrou 26 obras em condições que comprometiam a segurança do trabalhador.