Bahia para em protesto contra retrocessos e perdas de direitos

A sexta-feira, 11 de novembro, foi de protesto em todo o país. Na Bahia, houve uma grande adesão dos trabalhadores à greve geral convocada pelas frentes Brasil Popular e Povo sem medo e centrais sindicais, a exemplo da CUT.

 Os ônibus não circularam no começo da manhã e várias categorias cruzaram os braços em protesto à PEC 55, que está no Senado para votação e se aprovada congelará por 20 anos os investimentos em saúde e educação no país.

A mobilização começou cedo nas rodovias, com paralisações e protestos na BR 324 (6 pontos), BR 101 (7 pontos), BR 242 (3 pontos), BR 030 (2 pontos), BA 093 Industrial (9 pontos), BA 001 (1 ponto), BA 142 (5 pontos) e BA 407 (3 pontos).

Em Salvador, os trabalhadores e representantes de movimentos sociais se concentraram, às 7h, em frente ao shopping da Bahia, no Iguatemi, onde também se manifestaram.

Ato dos petroleiros tem transmissão ao vivo e agressão a manifestantes

No centro dos ataques do governo golpista, as várias unidades da Petrobrás no Brasil foram palcos de muitos protestos e mobilizações. Em Salvador, os petroleiros paralisaram o prédio sede da empresa, no bairro do Itaigara, onde se concentra a área administrativa e financeira da companhia.

Os trabalhadores permaneceram do lado de fora do EDIBA, onde participaram de uma assembleia e debateram sobre a situação do país e a necessidade de endurecer o enfrentamento contra a privatização da Petrobrás, que já está em curso e também barrar a agenda de retrocessos que está sendo implantada no país.

O ato, que foi transmitido ao vivo através do facebook do Sindipetro Bahia, foi assistido por milhares de pessoas, gerando 148 compartilhamentos e 3.776 visualizações, alcançando mais de 20 mil internautas, que puderam acompanhar os debates, de forma democrática e transparente.

Mas o protesto pacífico teve momentos de agressão por parte da Segurança Patrimonial da Petrobrás, contra trabalhadores e manifestantes. Os seguranças agrediram fisicamente mulheres, inclusive pessoas idosas, mostrando total despreparo e truculência. As mulheres, agredidas com murros e até “gravata” no pescoço foram encaminhadas para prestar queixa na delegacia de polícia, acompanhadas pela assessoria jurídica do sindicato.  

O diretor do Sindipetro Bahia, Jairo Batista, revoltado com o fato, denunciou a covardia e o desvio de função dos agressores da segurança patrimonial, que “extrapolam suas atividades, demonstrando submissão às gerências”.

Já o diretor, do Sindipetro, Luciomar Vita, convocou, mais uma vez, a categoria para resistir e lutar contra a privatização da empresa e criticou os que estão acomodados em suas salas com ar refrigerado, ressaltando que eles também serão atingidos  pelas medidas dos golpistas, que aceleram a desintegração da empresa.

O diretor Leonardo Urpia, deixou claro que não haverá negociação de nenhuma cláusula social, “não haverá discussão sobre redução de hora-extra, carga horária de trabalho, ou  outros pontos, que já estão garantidos no nosso ACT até 2017. Vamos o que é mais importante, que é o futuro da Petrobrás, e discutiremos também as cláusulas econômicas”.

O diretor  Paulo César Martin, parabenizou a participação dos movimentos sociais na luta em defesa da Petrobrás, criticando aqueles “que fazem o discurso de terra arrasada” e “ao jogar contra os sindicatos e movimentos sociais acabam contribuindo para o desmonte da companhia e para a perda generalizada de direitos”. Para ele a hora é de união das esquerdas, dos trabalhadores e dos movimentos sociais, “pois só assim conseguiremos barrar a onda de retrocessos que os golpistas querem impor ao país”.

Paralisação de 20 Categorias, com 301 municípios mobilizados

1. Petroleiros 

2. Químicos
3. Rodoviários
4. Professores municipais, estaduais e federais
5. Previdenciários
6. Servidores da Saúde Privado
7. Assistentes Sociais
8. Vigilantes
9. Auditores Fiscais
10. Municipais em 32 cidades 
11. Servidores Federais do Incra , Funasa e Agricultura
12. Agentes de Endemias
13. Policiais Civis
14. Telecomunicações
15. Correios
16. Eletricitários
17. Saneamento e Esgotamento
18. Bancários
19. Comerciários
20. Rurais em 25 municípios.

Rodovias:
BR 324 (6 pontos)
BR 101 (7 pontos)
BR 242 (3 pontos)
BR 030 (2 pontos)

BA 093 Industrial (9 pontos)
BA 001 (1 ponto)
BA 142 (5 pontos)
BA 407 (3 pontos)

Em Salvador:
07h Em frente ao Shopping Bahia junto com a Frente Brasil Popular

15h No campo grande,  junto com as ocupações e frente de esquerda da Bahia
• Vitoria da Conquista
• Bom Jesus da Lapa
• Camaçari
• Santo Antônio de Jesus
• Feira de Santana
• Itabuna
• Riachão do Jacuípe
• Juazeiro
• Teixeira de Freitas
• Guanambi
• Alagoinhas
• Serrinha
• Valença
• Barreiras
• Simões Filho

Fonte: Sindipetro-BA