Bahia: Assembleia Geral dia 09 irá deliberar sobre o indicativo da FUP de rejeição da contraproposta da Petrobrás

Card: Sindipetro BA

Assembleia acontece neste sábado (9), às 9h, em Salvador, no Real Classic Bahia Hotel, na Pituba

[Da imprensa do Sindipetro Bahia]sis

A direção da Petrobrás fez uma contraproposta indecente para o Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) da categoria petroleira. Além de propor um reajuste salarial de apenas 5%, quando a inflação do período, cuja prévia acumulada no mês de junho, já é de 12,04%, segundo o IBGE, a atual gestão da estatal propõe redução e retirada de direitos em um ataque sem precedentes na história da Petrobrás.

O momento é de grande gravidade e por isso é muito importante que toda a categoria – trabalhadores da ativa, aposentados e pensionistas – participe da Assembleia Geral Extraordinária (AGE), convocada pela diretoria do Sindipetro Bahia.

A AGE acontece no próximo sábado (09/07), às 9h, em Salvador, no Real Classic Bahia Hotel, localizado na Rua Fernando Menezes de Góes, nº 165 – Pituba, próximo ao Jardim dos Namorados.
Nesta assembleia, vamos discutir e deliberar sobre os seguintes assuntos:

I – Apresentar e deliberar pela rejeição da primeira contraproposta apresentada pelo RH do Sistema Petrobras;

II – Tratar e deliberar acerca da deflagração de greve por prazo indeterminado, a se iniciar em data a ser indicada pela FUP e seus Sindicatos, caso um Projeto de Privatização da Petrobras seja colocado no Congresso Nacional, conforme Estado de Greve aprovado pela categoria no final de 2021;

III – Tratar e deliberar acerca da aprovação de Assembleia em Caráter Permanente.

Ataques à categoria

A direção bolsonarista da Petrobrás, entre outros absurdos, propõe: 1- reajuste das tabelas salariais em apenas 5%, muito abaixo da inflação; 2- reajuste das tabelas dos benefícios educacionais e do Programa Jovem Universitário, no mesmo percentual de 5%; 3- fim da Gratificação de Campo Terrestre de Produção; 4- inclusão de todas as horas extras no banco de horas, com acréscimo de 50%; 5- horas extras das trocas de turno, com o mesmo acréscimo de 50%; 6- feriado de turno somente nos dias 1° de janeiro, segunda e terça de Carnaval, quarta-feira de cinzas até o meio-dia, 1° de maio e 25 de dezembro; 7- não inclusão de regramento do Teletrabalho; 8- retirada da garantia da FUP e Sindicatos da negociação da PLR – Participação nos Lucros e Resultados; 8- alterar a relação de custeio da AMS de 60% x 40% para 50 % x 50%, aumentando o valor do desconto do Grande Risco; 9- cobrar o equacionamento da AMS, se a participação dos beneficiários não atingir 50% do seu custo total, aumentando o valor do Grande Risco, durante o prazo máximo de 06 meses; 10- aumentar o limite máximo de desconto da AMS para 40% do salário líquido.

Depois de reduzir a Petrobrás a quase nada na Bahia, vendendo as suas principais unidades, o governo Bolsonaro ataca de forma violenta o Acordo Coletivo de Trabalho dos petroleiros.

Precisamos responder à altura a esses ataques, se não quisermos perder os nossos direitos, conquistados com muita luta. Portanto, o momento é de mostrar união e disposição para enfrentar este governo criminoso e essa direção inimiga dos trabalhadores e do povo brasileiro, que vem sofrendo com os preços abusivos dos combustíveis para garantir lucros indecentes aos seus acionistas, principalmente de outros países.

Desta forma, a Federação Única dos Petroleiros (FUP), cumprindo decisão do seu Conselho Deliberativo, indicou a realização de assembleias em todo o país para rejeição dessa contraproposta indecente da direção da Petrobrás.

Clique aqui para ler o edital de convocação da AGE