Bacia de Campos segue aprovando indicativos da FUP

Foto: Sindipetro NF

Com participação do coordenador da FUP, trabalhadores de Cabiúnas realizam trancaço, rejeitam contraproposta da Petrobrás e aprovam greve contra privatização, em primeira assembleia de terra

[Com informações da imprensa do Sindipetro NF]

As assembleias nas bases de terra do Norte Fluminense começaram movimentadas. Nesta terça, 5, a diretoria do NF realizou um trancaço em uma das entradas da base de Cabiúnas durante a primeira assembleia daquela base.

O coordenador do Sindipetro-NF, Tezeu Bezerra,  lembrou, durante o trancaço, que embora a assembleia seja para avaliar indicativos relacionados ao ACT da Petrobrás, a mobilização da categoria é importante para todas as empresas, destacando a situação grave de atrasos de salários enfrentada por petroleiros de empresas como a C3 Engenharia e a Elfe. O sindicalista explicou que a FUP e seus sindicatos cobram da Petrobrás a responsabilização pelos contratos das empresas contratadas.

Presente à assembleia, o coordenador da FUP, Deyvid Bacelar, ressaltou a importância da unidade da categoria nas mobilizações e atividades sindicais da campanha reivindicatória, e, principalmente nas ações contra a privatização da Petrobrás. Ele está percorrendo as principais bases da empresa, acompanhando as assembleias e conversando com a categoria sobre os desafios da campanha reivindicatória e do atual momento político que os trabalhadores atravessam.

Bacelar também participou da assembleia da base de Imbetiba, sede da Petrobrás em Macaé, e seguirá na quarta para Campos.

Participação massiva

As plataformas da Bacia de Campos começaram na sexta, 1 de julho, a realizar assembleias para avaliar os indicativos de rejeição da proposta de Acordo Coletivo apresentada pela Petrobrás. Todas as plataformas que já encaminharam as atas para o sindicato estão aprovando também a greve com data a ser indicada pela FUP e Sindicato; a Assembleia em caráter permanente e a Contribuição Assistencial, para fortalecer a luta contra a privatização.

Esse ano as assembleias nas bases de terra acontecem em três dias para possibilitar que todos os trabalhadores em formato híbrido de trabalho possam participar. No Farol, as assembleias começaram no dia 4 e vão até o dia 7 de julho. No domingo, o Sindipetro NF realizou uma reunião setorial, às 19h30, para dialogar com a categoria sobre as negociações.

A diretoria do sindicato lembra da importância da categoria petroleira participar das assembleias e referendar os indicativos para mostrar sua indignação com a contraproposta apresentada pela Petrobrás de ACT 2022/2023, que não atende às demandas dos trabalhadores e trabalhadoras em vários pontos. Além de propor um reajuste salarial de 5%, menos da metade da inflação do período, a gestão bolsonarista acena com o desmonte de direitos históricos, entre eles a retirada da AMS do ACT, o que significaria a desregulamentação do plano de saúde.

Quadro nacional

Em todas as assembleias que estão sendo realizadas pelos país afora, a contraproposta de Acordo Coletivo apresentada pela atual gestão da Petrobrás está sendo massacrada pelos trabalhadores e trabalhadoras. Considerada uma das piores já apresentadas à categoria, a contraproposta da empresa já foi rejeitada por unanimidade no Espírito Santo, primeiro sindicato da FUP a concluir as assembleias. Nesta quarta-feira, 06, serão finalizadas as assembleias dos Sindipetros RN, PR/SC, AM e Duque de Caxias. As demais bases prosseguem até sexta, 08/07.

Calendário das assembleias nas bases da FUP

Sindipetro Amazonas – de 30/06 a 06/07

Sindipetro Rio Grande do Norte – de 29/06 a 06/07

Sindipetro Ceará/Piauí – de 04/07 a 08/07

Sindipetro Pernambuco/ Paraíba – de 01/07 a 08/07

Sindipetro Bahia – 09/07

Sindipetro Espírito Santo – de 27/06 a 01/07 (100% de rejeição à contraproposta e 99% de aprovação à greve)

Sindipetro Minas Gerais – de 30/06 a 08/07

Sindipetro Duque de Caxias – de 29/06 a 06/07

Sindipetro Norte Fluminense – de 01/07 a 07/07

Sindipetro Unificado de São Paulo – de 27/06 a 08/07

Sindipetro Paraná/Santa Catarina – de 27/06 a 06/07

Sindipetro Rio Grande do Sul – de 29/06 a 06/07