Avanços nas negociações podem colocar fim à greve dos trabalhadores na Comperj

Proposta negociada no Tribunal Regional do Trabalho deve ser levada para avaliação dos trabalhadores nesta quarta (16)





CUT

Em audiência de conciliação realizada nesta sexta-feira (11), no Tribunal Regional do Trabalho (TRT), os representantes dos consórcios responsáveis pela construção do Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj), em Itaboraí, apresentaram uma proposta com avanços e que agradou a comissão de trabalhadores. 

As empresas se comprometeram a pagar um abono salarial de R$150,00 nos meses de novembro, dezembro e janeiro, já que a data-base da categoria é fevereiro; exclusão da coparticipação nos planos de saúde, ou seja, todos os trabalhadores terão plano de saúde integral e gratuito; passagem de ida e volta para aqueles que moram fora do município visitar seus familiares; compensação de natal (trabalhadores vão folgar cinco dias e compensar apenas três). Já a compensação dos quatro dias de paralisação será feita no sistema de uma reposição por mês.

Todas estas deliberações foram assinadas em ata após a audiência e serão levadas para análise dos trabalhadores nesta quarta-feira (16), quando ocorrerá uma nova assembleia no período da manhã. “A expectativa é que a categoria aceite a proposta e encerre a greve até porque foram boas as resoluções conquistadas nesta audiencia, fruto da grande adesão na greve, com 100% da categoria mobilizada. Foi uma manifestação espontânea dos trabalhadores, que deram o recado para as empresas, já que nossa data-base está aí e há ainda muitas coisas a serem melhoradas”, exclama Marcos Aurélio Hartung, secretário de Formação da Conticom (Confederação Nacional dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e da Madeira).