Audiência pública nesta sexta e mobilização na segunda (18) intensificam luta contra privatização da REGAP

Foto: Sindipetro MG

A FUP e o Sindipetro/MG participam na manhã desta sexta-feira, 15, de Audiência Pública na Comissão de Legislação Participativa da Câmara do Deputados Federais, que terá como tema a ameaça de privatização da Refinaria Gabriel Passos (Regap), em Minas Gerais. A unidade foi colocada à venda pela Petrobrás, junto com a Refinaria Abreu e Lima, em Pernambuco, a Refinaria Presidente Getúlio Vargas, no Paraná, e a Refinaria Alberto Pasqualini, no Rio Grande do Sul.

O impacto da privatização aos pedaços da Petrobrás é o tema central da audiência, convocada pelo deputado federal Rogério Correia (PT/MG), que contará com a participação do coordenador geral da FUP, Deyvid Bacelar, do coordenador do Sindipetro MG, Alexandre Finamori, do economista e pesquisaor do INEEP, Eduardo Costa Pinto, e do gerentegeral de Planejamento Logístico da Petrobrás, Éric Futino.

Arte: Sindipetro MG

“Mesmo diante de relevância da Petrobrás para o Brasil, a intenção de alguns governos com a privatização da empresa sempre existiu. As ameaças recentes novamente reerguem a preocupação e colocam em alerta os setores sociais frente ao risco da privatização da Petrobras e suas refinarias”, ressalta o deputado Rogério Correia.

A Regap, além de gerar renda e empregos para a população de Minas Gerais, é responsável por 66% da gasolina e 52% do diesel consumidos no estado. “A inclusão da Regap no plano de desinvestimento e privatizações do atual governo está na contramão da construção de um projeto soberano de desenvolvimento econômico e social”, critica o deputado.

A audiência será realizada no plenário 3 da Câmara, a partir das 10 horas, e poderá ser acompanhada pelo portal e-Democracia.

Ato dia 18 contra a privatização mobiliza petroleiros

Com o objetivo de ampliar a denúncia contra a venda da Regap, petroleiros de todo Brasil fazem manifestações na próxima segunda-feira (18). Além do grande ato que será realizado no gramado da refinaria de Minas Gerais, no início da manhã, haverá mobilizações em várias outras bases da FUP, na entrada do turno de segunda, a partir das 07h.

Arte: Sindipetro RS

“O ato dos trabalhadores tem caráter nacional, para manifestar a indignação da categoria petroleira com o desmonte e sucateamento das refinarias da Petrobrás, com vistas à privatização, e a tentativa de entrega a preço de banana da Regap, que está sendo negociada sem qualquer transparência”, explica o coordenador do Sindipetro MG, Alexandre Finamori.

Os trabalhadores do Sistema Petrobrás estão em estado de greve e aprovaram parar suas atividade por tempo indeterminado, a qualquer momento, a partir de indicação da FUP, caso o governo Bolsonaro leve adiante sua intenção de apresentar ao Congresso Nacional proposta de privatização da Petrobrás.

“A FUP vem alertando que, se o governo e o Congresso Nacional derem andamento a qualquer proposta de privatização da Petrobrás, o país enfrentará a maior greve da história”, afirmou o coordenador-geral da entidade, Deyvid Bacelar, ao Brasil de Fato.

[Da imprensa da FUP, com informações da Agência Câmara de Notícias e da CUT]