Audiência pública na Bahia debate Pré-Sal e Redução da Jornada

Os deputados estaduais do PT/BA, Bira Coroa, Fátima Nunes, Isaac Cunha e Yulo Oiticica…




CUT/BA

 

Os deputados estaduais do PT/BA, Bira Coroa, Fátima Nunes, Isaac Cunha e Yulo Oiticica, assumiram com a CUT-Bahia o compromisso de articular com parlamentares baianos de partidos de esquerda a defesa de bandeiras importantes para os movimentos sindical e popular. Na última quinta-feira, 02 de outubro, uma audiência pública foi realizada com membros da direção da Central Única dos Trabalhadores da Bahia (CUT-Bahia) e parlamentares baianos, na Assembléia Legislativa da Bahia, em Salvador.

A pauta do encontro incluiu a defesa da redução da jornada de trabalho de 44 para 40 horas e de 36 para 35 horas sem redução de salário, da exploração do pré-sal pela Petrobras, entre outros pontos.

A audiência teve início com uma apresentação da supervisora técnica do Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Sócio-Econômicos (Dieese), Ana Georgina Dias, que explicou a importância da redução da jornada de trabalho sem redução de salários. “A redução dará ao trabalho uma parcela maior de riqueza do que a que existe hoje. Trará ainda aumento no número de empregos de qualidade, além de melhorar a distribuição de renda”, avaliou.

O diretor do Sindicato do Ramo Químico e Petroleiro da Bahia, Anisvaldo Daltro, fez uma defesa da exploração 100% estatal das reservas do pré-sal. “Essa descoberta pode mudar a realidade brasileira. É preciso se utilizar das riquezas do pré-sal para benefício do povo”. Ele acrescentou a importância da mobilização para que as leis que estão em votação no Congresso Nacional e no Senado sejam de interesse dos trabalhadores e não de setores do capital nacional e estrangeiro.

O presidente da Central Única dos Trabalhadores da Bahia (CUT-Bahia), Martiniano Costa, ressaltou a importância da 6ª Marcha da Classe Trabalhadora, que será realizada no dia 11 de novembro, em Brasília (DF). “Contamos com o apoio dos parlamentares de esquerda em nível estadual e nacional para reivindicações importantes para a classe trabalhadora”. Ele lembrou ainda que as centrais sindicais estão mobilizadas e farão uma manifestação no Congresso Nacional, no dia 7 de outubro, data da Jornada Mundial pelo Trabalho Decente.