A Comissão de Cidadania da Assembleia Legislativa do Estado do Espírito Santo (Ales) realiza nesta quarta-feira, dia 8 de junho, uma audiência pública que vai debater os impactos da venda dos campos terrestres da Petrobras para a sociedade capixaba. A audiência é aberta a sociedade e a todos os petroleiros. Será presidida pelo Deputado Estadual José Carlos Nunes (PT) e vai contar com a participação de Sérgio Gabrielli, ex-presidente da Petrobras 2005/2012, do coordenador da FUP, José Maria Rangel, do representante da AEPET, Fernando de Siqueira, do Secretário-Chefe da Casa Civil do governo do Estado, Paulo Roberto Ferreira, e de representantes do Sindipetro-ES.
Venda dos Campos terá forte impacto sobre a economia da Região Norte do ES
A Petrobras anunciou que vai vender seus campos de petróleo em São Mateus, Conceição da Barra, Jaguaré e Linhares. Isso significa redução das vagas de emprego com impacto negativo na economia da região. Comércio e serviços serão afetados, principalmente em São Mateus onde estão localizados os principais campos.
A Petrobras é a principal indústria de São Mateus, há mais de 50 anos. Mesmo com o barril de petróleo com preço muito abaixo do normal o município de São Mateus arrecadou, somente em 2015, R$ 32,6 milhões de royalties do petróleo. Os trabalhadores do setor petróleo (próprio e terceirizados) injetam mais de R$ 6 milhões por mês na economia local.
A Petrobras desenvolve, nos municípios em que atua diversos programas sociais, ambientais e culturais, além de realizar obras importantes como o asfaltamento da estrada do Nativo e do Palmito. Outras grandes empresas atuam em nossos municípios, mas, nenhuma delas, contribuiu para o desenvolvimento de nossa região como a Petrobras. A Companhia teve participação fundamental para a instalação do IFES em São Mateus e para o fortalecimento da CEUNES/UFES.
A Direção da companhia alega que os campos de petróleo colocados à venda já não produzem mais, entretanto para o Sindipetro-ES essa venda será a porta de saída da Petrobras no município, além disso, com o valor do petróleo em patamares tão baixos, os campos de petróleo serão vendidos a preços de banana. Vamos resistir!
Audiência Pública: Venda dos campos terrestres de petróleo da Petrobras no norte capixaba
Dia: 08 de junho
Horário: 14h
Local: Plenário da Ales, Enseada do Suá, Vitória – ES
Fonte: Sindipetro-ES