Atraso nos voos para as plataformas da Bacia de Campos fazem parte da semana de mobilizações

Sindipetro NF

O Sindipetro-NF está promovendo na manhã de hoje, no aeroporto Bartolomeu Lisandro, em Campos, atrasos no acesso dos trabalhadores ao hangar de embarque para os voos para as plataformas da região. A atividade faz parte do indicativo nacional de mobilizações na Campanha Reivindicatória ao longo desta semana e também se destina à denúncia das condições precárias do aeroporto.
Oito dirigentes sindicais estão parando os trabalhadores no portão de acesso à área dos hangares, onde fica o hangar da empresa Líder, para ouvir as reclamações da categoria sobre o embarque e desembarque no local.

Problemas como falta de banheiros — há apenas um para cada sexo —, lanchonete, caixa eletrônico, saguão adequado, longa distância percorrida a pé, transporte precário entre o aeroporto e a rodoviária de Campos, estão entre os que foram lembrados pelos trabalhadores.

O aeroporto Bartolomeu Lisandro começou a operar voos para a Bacia de Campos no último mês de julho. O local chega a contar com até 15 voos diários, movimentando aproximadamente 180 petroleiros.

Conscientização

O coordenador geral do Sindipetro-NF, José Maria Rangel, um dos diretores sindicais presentes na mobilização, lembrou que a situação dos embarques no aeroporto de Campos faz parte de um contexto maior de caos aéreo e negligência com a segurança no trabalho na região.

“Estamos aqui para conscientizar os trabalhadores de que, com a nossa luta, conseguimos muitas conquistas na área de segurança, mas que ainda falta muito a conquistar. Não podemos nos acostumar com o dado de que, em média, a cada dois anos cai um helicóptero, ou o de que, somente nos últimos 12 meses, 17 trabalhadores morreram no local de trabalho no sistema Petrobrás no Brasil”, disse José Maria.

Como fazem todos os dias, outros diretores do sindicato também estão nesta manhã nos aeroportos de Macaé e Cabo Frio, além do heliporto do Farol de São Thomé, no trabalho contínuo de interação com a categoria e na passagem de informes sobre a Campanha Reivindicatória e demais temas sindicais.