Atos nesta sexta marcam os 69 anos de resistência em defesa da Petrobrás

Nesta sexta-feira, 07, a FUP e seus sindicatos realizam atos em diversas unidades do Sistema Petrobrás, em protesto contra as privatizações e o desmonte da empresa. O Dia Nacional de Luta marca o aniversário de 69 anos da estatal, comemorado na última segunda-feira.

O 03 de outubro, que deveria ser uma data festiva e motivo de orgulho nacional, tem sido marcado nos últimos anos por protestos e mobilizações. É um dia de luta e resistência para frear as privatizações, aceleradas após o golpe de 2016, que resultou no impeachment da ex-presidenta Dilma Rousseff.

De lá pra cá, foram vendidos 80 ativos da Petrobrás, sendo que 63 só no governo de Jair Bolsonaro, que vem se empenhando para colocar em pauta a privatização completa da empresa. Ele e seu ministro da economia, Paulo Guedes, já declararam que irão terminar o serviço, no próximo mandato, caso seja reeleito (leia aqui).

Leia também: Em reunião com a campanha de Lula, FUP alerta sobre estratégia bolsonarista de uso eleitoreiro da Petrobrás

É fundamental o engajamento de cada trabahadora e trabalhador da Petrobrás contra o projeto de privatizações e de desmonte do Estado brasileiro para que possamos dar um basta a esses desgoverno nas urnas, no dia 30 de outubro.

Participe dos atos desta sexta, 07, que serão realizados em todo o país, com foco principal nas unidades que já estão sendo vendidas ou sob ameaça de privatização.

Confira o calendário, onde os atos já foram confirmados:

Amazonas – ato na Refinaria de Manaus, às 06h30

Pernambuco – ato na Refinaria Abreu e Lima, às 7h

Bahia – atos em Taqui e no Temadre, às 07h

Espírito Santo – ato na sede administrativa da Petrobrás em Vitória (Edivit), às 08h

Duque de Caxias – ato na Reduc, às 07h

São Paulo – ato na Refinaria de Paulínia (Replan), às 07h

Paraná – atos na Replan e na Six, às 07h

Rio Grande do Sul – ato na Refap, às 07h

[Imprensa da FUP]