A semana no Espírito Santo foi marcada por assembleias e atos de protesto contra a política de desinvestimentos no Sistema Petrobras e as tentativas de entrega do Pré- Sal às multinacionais, pelo Projeto de Lei 131 do senador tucano, José Serra. O Sindipetro – ES se reuniu com suas bases em Anchieta, na UTG –Sul, na Estação de Compressão de Gás de Piúma e em Linhares com os companheiros da UTGC.
Em Aracruz, mobilizamos os petroleiros do Terminal Aquaviário de Barra do Riacho (TABR) e da Estação de Compressão de Gás. Também realizamos assembleias com os trabalhadores do Terminal Aquaviário de Vitória ( TAVIT), do Terminal Intermodal da Serra (TIMS) e do Complexo Portuário de Vila Velha. A maioria dos petroleiros votou a favor da greve de 24 horas na próxima sexta-feira (24/07) e da taxa assistencial de 2% para os não sindicalizados. No Norte do estado, houve mobilização no Terminal Norte Capixaba (TNC) e no SM- 8.
A categoria petroleira está consciente de que precisa se unir em defesa da Petrobras e lutar pelo cancelamento do PNG, contra os desinvestimentos, a venda de ativos, a recomposição do efetivo de trabalhadores próprios e pela retomada das obras suspensas em algumas unidades como o Comperj e Fafen-PR.
Na próxima semana acontecem assembleias nos seguintes locais:
Dia 21 (terça-feira) no Aeroporto de Vitória, e na EFAL em São Mateus;
Dia 22 (quarta-feira), Edivit, Base 61 em São Mateus, Escritório de Linhares e Lagoa Parda;
Dia 23 (quinta-feira) Aerporto Vitória e Sede do Sindicato em Vitória.
Fonte: Sindipetro -ES