Ato no UTGC marca entrega da pauta para novo ACT e reivindica melhorias na estrada de acesso

Foto: Sindipetro ES

Os petroleiros que trabalham na Unidade de Tratamento de Gás e Cacimbas (UTGC), em Linhares, realizaram mais um protesto, na manhã desta quinta-feira (02). Os trabalhadores não aguentam mais as péssimas condições da chamada Estrada do Pontal. Em março deste ano, o grupo já havia se manifestado sobre o assunto, e até o momento tanto a Prefeitura de Linhares quanto a Petrobrás não resolveram a situação.

O movimento também contou com a participação de diretores do Sindicato dos Petroleiros do Espírito Santo (Sindipetro/ES), reforçando o ato nacional de defesa dos direitos da categoria e contra a privatização da Petrobrás, que ainda marcou o dia de entrega da pauta reivindicatória unificada da categoria para as negociações do novo Acordo Coletivo de Trabalho (ACT).

Desvio de 40 km

A estrada original que leva até a UTGC teve um desabamento e o desvio, de aproximadamente 200 metros, estava sendo feito por dentro de uma fazenda. Mas a situação atual é de impasse: o proprietário da terra exige a construção de uma ponte na estrada principal para que o desvio continue sendo feito pela fazenda, enquanto a Prefeitura de Linhares já informou que não vai se envolver nessa negociação.

Diante dessa situação, quem sofre são os trabalhadores e moradores que passam pela região. A solução atual é passar por um trajeto alternativo que resulta em mais de 40 km de estrada de chão. Isso torna a viagem diária um martírio para os trabalhadores, que também são moradores de Linhares. O Sindipetro/ES busca pela solução definitiva do problema, e aguarda um retorno positivo por parte da Prefeitura.

[Da imprensa do Sindipetro ES]