Ato no NF marca 10 anos do acidente com a P-18

Na segunda-feira, 26, os diretores do Sindipetro-NF Leonardo Ferreira e Luiz Carlos Mendonça, realizaram um ato no aeroporto de Farol de São Thomé, em lembrança ao acidente aéreo ocorrido na mesma data do ano de 2008. Na ocasião, cinco pessoas morreram e 15 ficaram feridas após a aeronave que levava trabalhadores para P-18 precisar realizar um pouso forçado. 

O acidente ocorreu justamente quando o sindicato realizava uma campanha regional por segurança nos vôos. Em matéria divulgada em seu boletim, o Sindipetro-NF já alertava: “No caso específico da segurança aérea, apesar de alguns avanços, há muito ainda a ser implementado para que sejam consideradas seguras as operações. O sindicato, que participou das mais recentes comissões de investigações de acidentes na Bacia de Campos, cobra em diversas frentes a correção de fatores que aumentam os riscos nos vôos. Outro problema crônico é a subnotificação. São comuns os relatos dos petroleiros sobre problemas em vôos que não são devidamente registrados. São panes, retornos ao local de decolagem, entre outras situações que são abafadas”.

Por coincidência trabalhadores da P-18 aguardavam embarque no momento do ato, o que causou uma grande comoção nos presentes. Na ocasião, os diretores também aproveitaram o momento para tratar da segurança, e principalmente com relação a segurança aérea.

“Se não fosse o sindicato, as condições precárias que a companhia oferece continuariam. Hoje, por exemplo, todo mundo que vai embarcar usa um colete laranja por cobrança da categoria e do sindicato, após o acidente. A medida é necessária para que caso ocorra um acidente seja possível o contraste”, explicou o diretor Leonardo Ferreira.

NF na luta por segurança

Depois de muita cobrança por parte do Sindipetro-NF para que medidas mais efetivas de segurança fossem aplicadas durante os vôos, começamos a observar alguns resultados. Hoje, antes do vôo de 9h45 para PNA2 decolar foi identificada uma pane no piloto automático e por isso ele não decolou.

Na época do acidente era comum trabalhadores relatarem a saída de vôos, mesmo se algum item não apresentasse total funcionalidade.

A continuidade da exposição em risco a vida dos trabalhadores desnecessariamente é algo inaceitável para o sindicato. Por isso, a luta por mais segurança para os trabalhadores e trabalhadoras é constante no Sindipetro-NF e qualquer atitude que possa colocar em risco a segurança da categoria deve ser denunciada imediatamente.

[Via Sindipetro-NF]