Ato nesta sexta-feira lembra a mais longa greve na Usina do Xisto

O Sindipetro Paraná e Santa Catarina realiza nesta sexta-feira (01) um ato para marcar a passagem de um ano do início da mais longa greve já realizada na Usina do Xisto (SIX), em São Mateus do Sul.

O protesto começa às 07h00, com atraso na entrada do turno e do horário administrativo.

A greve de 2016 na SIX durou 45 dias ininterruptos, de 01 de setembro a 15 de outubro. O motivo foi a imposição por parte da Petrobrás da redução da jornada de trabalho dos trabalhadores em regime de turno, de 08h para 06h. Tal medida traria graves prejuízos ao convívio social e familiar dos trabalhadores.

Antes da tentativa de redução, a jornada de oito horas significava um ciclo mensal de 18 dias de trabalho e 12 de folga. A determinação da empresa representaria 24 dias de trabalho e apenas seis dias de folga. Os trabalhadores da SIX teriam um final de semana completo apenas nas suas férias. Além disso, sofreriam uma redução salarial aproximada de 25% em decorrência da perda do adicional de HRA (Hora Repouso e Alimentação).  

Enquanto a Petrobrás apostava no enfraquecimento do movimento com o passar do tempo, a cada dia de greve a resistência dos petroleiros da SIX crescia mais e mais. Uma luta difícil e desgastante que foi parar nos tribunais. Mesmo assim, a greve continuava. Foram 45 dias de luta até que a empresa foi obrigada a retomar a jornada de turno de oito horas. Vitória da luta, da resistência e da organização dos petroleiros da Usina do Xisto.

A manifestação desta sexta-feira também vai marcar o início da Campanha Reivindicatória 2017 na SIX.

Fonte: Sindipetro-PR/SC