Ato nesta quarta em Araucária cobra a reabertura da Fafen-PR

Trabalhadores do campo e da cidade unem forças para exigir a retomada da produção nacional de fertilizantes nitrogenados

[Imprensa do Sindipetro PR/SC]

Movimentos sociais, sindicatos e políticos do campo popular e progressista realizam nesta quarta-feira (19), a partir das 07h00, uma manifestação em frente à Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados do Paraná (Fafen-PR), unidade do Sistema Petrobrás localizada em Araucária.

O ato reivindica a reabertura da fábrica e a recontratação de todos os demitidos. A Fafen-PR foi fechada pela Petrobrás em março de 2020, durante o governo Bolsonaro. Na oportunidade, ocorreram cerca de mil demissões, entre trabalhadores próprios e terceirizados.

A unidade operava desde 1982 e era responsável pela produção de 30% do mercado brasileiro de ureia e amônia e 65% do Agente Redutor Líquido Automotivo (ARLA 32), aditivo para veículos de grande porte que atua na redução de emissões atmosféricas. Sua reabertura vai contribuir para diminuir a dependência brasileira de fertilizantes nitrogenados importados.

A manifestação vai contar a participação de petroleiros, petroquímicos, trabalhadores rurais e lideranças políticas e sindicais.