Ato em defesa da classe trabalhadora e da soberania nacional encerra 13ª Plenária da CUT

Atividade será no aeroporto de Guarulhos nesta sexta (7), às 14h.





 CUT

Colocando em prática todo o acumulo do debate e a manutenção do caráter combativo em defesa dos direitos da classe trabalhadora e da soberania nacional, a CUT realizará nesta sexta (7), às 14h, uma grande manifestação no aeroporto de Guarulhos ao final da sua 13ª Plenária Nacional.  

Reunindo os mais de 600 delegados/as e toda a militância presente na Plenária, a atividade reafirmará a disposição de luta contra a privatização dos aeroportos brasileiros, em um ato unificado com os sindicatos dos aeroportuários e aeroviários.

O terminal de Guarulhos é um dos três que será privatizado pelo governo federal, ao lado dos aeroportos de Brasília e de Viracopos, em Campinas. Já o aeroporto de São Gonçalo do Amarante, no Rio Grande do Norte, foi licitado em julho deste ano.

Além disso, o ato desta sexta fará alusão ao Dia Mundial do Trabalho Decente. A CUT tem influenciado para que o desenvolvimento no Brasil seja de fato sustentável. A geração de empregos de qualidade com valorização do trabalho garante ao crescimento econômico a dimensão de desenvolvimento e é a melhor forma de promoção da cidadania e da inclusão social. Para isso, os postos de trabalho devem ter como premissa o trabalho formal não precário. 

As políticas de geração de emprego devem considerar aspectos importantes presentes nas diversas formas de contratação, impedindo a prática do trabalho terceirizado e trabalho temporário.

O Estado precisa garantir políticas públicas de proteção social e acesso à renda, principalmente àqueles e àquelas que mais precisam, a exemplo das crianças, idosos, desempregados, informais e migrantes.

Os grandes eventos esportivos que serão realizados no Brasil nos próximos anos, como a Copa do Mundo 2014 e as Olimpíadas 2016, devem gerar um resultado positivo para o país, inclusive no que diz respeito ao trabalho. Portanto, não podem ser responsáveis pela geração de empregos precários ou por políticas de privatização.

 

Leia também: Central vai lançar campanha e abaixo-assinado para acabar com imposto sindical