Atingidos por barragens defendem Petrobras em Brasília e São Paulo

Nesta terça-feira, 27 de maio, movimentos sociais e sindicais fizeram atos em defesa da Petrobrás em Brasília e São Paulo como parte das lutas para defender o patrimônio público do povo brasileiro e enfrentar os setores que querem promover a privatização da Petrobras e do petróleo brasileiro.

Em Brasília, militantes do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) fizeram uma manifestação em frente ao prédio da estatal. Já em São Paulo, o MAB esteve junto com petroleiros ligados a FUP, trabalhadores organizados pelas centrais sindicais, CUT e CTB. O ato aconteceu na Avenida Paulista.

Para o coordenador do MAB, Joceli Andrioli, “o ataque que a Petrobras vem sofrendo é parte de ações articuladas por setores privatistas para tirar proveito neste ano eleitoral. Há tempos a Petrobras vem sofrendo diversas acusações por parte da direita, na tentativa de criar uma imagem negativa da empresa pública”.

Para o MAB, o objetivo dessas acusações é criar no imaginário da população um sentimento de que a Petrobras e o petróleo brasileiro devem ser transferidos para o controle privado.

“Com a criação de CPIs é o controle sobre este enorme patrimônio público que está em jogo”, afirmou Joceli, que continua: “Os atingidos por barragens devem se colocar firmes na luta para defender as empresas públicas e o patrimônio público brasileiro. Defender a Petrobras é defender o Brasil”, concluiu.