Assembléias estão aprovando proposta de PLR conquistada pela FUP

Acompanhe os resultados atualizados pelos sindicatos…





Imprensa da FUP

Os trabalhadores do Sistema Petrobrás estão aprovando nas assembléias a nova proposta de quitação da PLR 2009, conquistada dia 22, no processo de negociação conduzido pela FUP. Nas unidades operacionais e administrativas representadas pelos Sindipetro-AM, Sindipetro-PR/SC, Sindipetro Caxias e Sindipetro-PE/PB, a proposta foi aprovada por mais de 90% dos votos. 

No Amazonas, foram 229 votos a favor da proposta e 04, contra. Em Pernambuco e na Paraíba, foram 61 votos a favor, 04 contra e uma abstenção. No Paraná e em Santa Catarina, os trabalhadores aprovaram  com 97,5% de aceitação a proposta de PLR conquistada pela FUP. Em Duque de Caxias, foram 531 votos a favor, 48 contrários e 03 abstenções.

Em Minas Gerais, os trabalhadores também estão aprovando a proposta por ampla maioria (168 votos a favor, 15 contra e 6 abstenções), assim como nas bases do Sindipetro Unificado de São Paulo, onde o índice de aceitação é de 86% . Até o momento, foram 665 votos a favor, 84 contrários e 26 abstenções. As assembléias prosseguem até sexta-feira, 02.

No Rio Grande do Norte, as assembléias já apontam 275 votos a favor da proposta, 08 contrários e 07 abstenções. No Ceará, o resultado parcial das assembléias é de 82 votos a favor, 20 contrários e 01 abstenção. Na Bahia, o Sindicato dos Químicos/Petroleiros realizou a assembleia na porta da RLAM, na manhã desta terça-feira, 29/06. Por ampla maioria, os trabalhadores aprovaram os indicativos da FUP.  As assembléias prosseguem até quinta-feira, 01. No Espírito Santo, as assembléias também prosseguem, com resultado parcial favorável à aprovação da proposta.

No Norte Fluminense, os trabalhadores da Petrobrás aprovaram a proposta na noite desta quarta-feira, 30, com 777 votos a favor, 313 contrários e 36 abstenções.  Na manhã desta quinta-feira, foi realizada a última assembléia com os trabalhadores da Transpetro da base de Cabiúnas, que rejeitaram a proposta de quitação da PLR. Foram 38 votos a favor e 69 contrários.

A data inicial de pagamento da quitação da PLR 2009 proposta pela Petrobrás é o dia 13 de julho para as bases onde os sindicatos assinarem o acordo até o dia 02 de julho.

Pauta econômica está sendo referendada

Em todas as assembléias realizadas até o momento, a categoria está referendando a pauta de reivindicações econômicas aprovada na II Plenafup e autorizando a FUP a estabelecer o processo de negociação com a Petrobrás e suas subsidiárias.

Negociação garantiu aumento de 12,43% no piso

Desde que a Petrobrás apresentou no dia 19 de maio a sua primeira proposta para quitação da PLR 2009, a FUP reagiu à tentativa da empresa de querer reduzir os valores dos trabalhadores com salários mais baixos. A pressão da Federação, cobrando uma nova proposta, além de forçar a Petrobrás negociar uma proposta que era tratada pela empresa como definitiva, garantiu um aumento de 12,43% no piso. 

Cerca de 40 mil petroleiros serão beneficiados pela nova proposta, dos quais 21.943 garantirão integralmente o aumento de 12,43% no piso. Esses trabalhadores receberão os mesmos valores conquistados na PLR 2008, após uma greve de cinco dias, em março do ano passado. Uma mobilização que também influenciou na negociação da PLR 2009, cuja conjuntura se mostrava desfavorável à categoria diante da queda de 24% do lucro da Petrobrás, em relação ao exercício de 2008, e do aumento de dois mil trabalhadores no efetivo da empresa. Ao forçar a Petrobrás a negociar, a FUP arrancou uma proposta de PLR mais justa, contemplando os trabalhadores com salários mais baixos.