Assembleias estão aprovando proposta da Petrobrás de adiantamento da PLR 2013

FUP

Os petroleiros estão aprovando o indicativo da FUP e dos sindicatos de aceitação da proposta de adiantamento da PLR 2013, apresentada no último dia 13 pela Petrobrás. As assembleias prosseguem até a semana que vem. Pela primeira vez, os petroleiros conquistam uma proposta de antecipação da PLR antes da empresa aprovar a antecipação dos dividendos aos acionistas. A Petrobrás sempre condicionou o pagamento dos dividendos à distribuição da PLR, mesmo em se tratando de antecipação.

A FUP conseguiu fazer a empresa romper com essa lógica e, mesmo diante da dificuldades impostas pelos gestores, arrancou um valor superior ao do ano passado, com piso de R$ 5.948,12 ou 0,45 de uma remuneração, o que for maior. Os trabalhadores que receberem o piso estarão isentos do desconto do Imposto de Renda, conforme conquista das categorias organizadas, através da Lei 12.832/2013. Os petroleiros que receberem acima deste valor também serão beneficiados com a redução da alíquota do imposto.

A FUP foi uma das entidades que se mobilizaram na campanha nacional pela isenção do IR nas PLRs, lançada em 2011 junto com os bancários, metalúrgicos, químicos e urbanitários. Essa é uma grande conquista do movimento sindical classista, que realizou atos em São Paulo e em Brasília, pressionou o governo federal e parlamentares, além de ter coletado mais de 200 mil assinaturas.