Sindipetro-NF
A diretoria do Sindipetro-NF esteve reunida na tarde de segunda, 18 para definir o calendário de assembleias e os indicativos do sindicato para a categoria (veja box abaixo). Reunidos no Conselho Deliberativo da FUP, na sexta-feira, 15, os dirigentes da Federação e dos seus sindicatos filiados avaliaram a nova proposta de PLR apresentada pela Petrobrás no dia anterior e se posicionaram em relação aos próximos encaminhamentos da campanha.
O Conselho Deliberativo reafirmou a decisão da categoria de lutar por uma proposta integral para a PLR e indica a rejeição da atual proposta, para buscar na próxima reunião com a empresa, no dia 07 de março, a construção de uma nova proposta que avance em relação às principais reivindicações da categoria.
A orientação da FUP é que os sindicatos iniciem imediatamente as assembléias para que os trabalhadores se posicionem sobre os seguintes indicativos: Aprovação do estado de greve, – Assembleia permanente e Rejeição da proposta de PLR 2012 apresentada pela Petrobrás no dia 14.
Os trabalhadores do Sistema Petrobrás estão aprovando os indicativos da FUP e de seus sindicatos nas assembleias que começaram no final de semana. As assembleias já começaram em Minas Gerais, Amazonas, Espírito Santo, bases do Unificado do Estado de São Paulo, Rio Grande do Sul, Pernambuco/Paraíba e Bahia. Em todos esses estados, os indicativos da FUP estão sendo largamente aprovados. Nas demais bases da FUP,as assembleias serão iniciadas a partir de hoje, 19.
No dia 08, o Conselho Deliberativo da FUP volta a se reunir para definir os próximos encaminhamentos O Conselho Deliberativo da FUP, portanto, indica a suspensão da greve por tempo determinado e a manutenção do estado de greve e de assembléias permanentes, para que a categoria siga mobilizada, na luta por uma proposta justa e democrática para a PLR 2012.
A Proposta
A empresa propõe um novo adiantamento de R$ 5.500,00, a ser pago no dia 28 para as bases cujos sindicatos assinarem o acordo até o dia 20, e apresenta calendário de negociação do fechamento do montante total e também do regramento das PLRs futuras. Na carta de apresentação da proposta, a Petrobrás se compromete a quitar a PLR 2012 no dia primeiro de julho, com valor no mínimo igual ao do adiantamento, o que totalizaria R$ 11.000,00.
A empresa também informa que a relação piso-teto e a forma de distribuição da PLR 2012 seguirão os mesmos critérios do ano passado.
Calendário de negociação
A Petrobrás propôs um calendário de negociação da quitação da PLR 2012 e também do regramento das PLRs futuras. A empresa propôs iniciar no dia 07 de março a negociação da quitação da PLR 2012 e estabeleceu prazo até o dia 10 de maio para fechamento do regramento das PLRs futuras.
Calendário de Assembleias
Local Data Horário
Praia Campista 19/02, terça 13h
Cabiúnas (Grupo C e Adm.) 20/02, quarta 7h
Parque de Tubos 20/02, quarta 7h30
Deleg. de Campos 20/02, quarta 10h
Sta. Mônica 20/02, quarta 12h
Cabiúnas (Grupo B) 20/02, quarta 15h
Cabiúnas (Grupo E) 20/02, quarta 23h
Cabiúnas (Grupo D) 21/02, quinta 7h
Cabiúnas (Grupo A) 22/02, sexta 23h
Plataformas – De 19 a 21 de fevereiro com retorno das atas até às 12h do dia 22, sexta.
Indicativos:
– Aprovação do estado de greve;
– Aprovação do estado de Assembléia permanente;
– Rejeição da proposta de PLR 2012 apresentada pela Petrobrás no dia 14.