Assembleias dão o tom: Categoria segue unida e quer respeito

Foto: Sindipetro/NF

Com o reforço das bases de Minas Gerais, Pernambuco e Ceará, que iniciaram as assembleias, petroleiros e petroleiras seguem dando exemplo de unidade e resistência, rejeitando por ampla maioria a contraproposta de Acordo Coletivo de Trabalho apresentada pela Petrobrás e subsidiárias.

Em todo o país, a categoria tem se manifestado contra a retirada de direitos, a perda da cláusula de garantia no emprego, os ataques à AMS e à jornada de trabalho, as condições precárias de segurança, a tentativa de desmonte das organizações sindicais e o assédio absurdo das gerências.

O resultado parcial das assembleias, que aponta para a aprovação massiva dos indicativos da FUP e de seus sindicatos, confirma a importância da unidade e da resistência, mas também reflete o tom de indignação e revolta dos trabalhadores com as ameaças e chantagens da gestão.

Leia também: Negociação coletiva de trabalho é um direito fundamental

As assembleias prosseguem até o dia 03. Veja abaixo o quadro desta quinta-feira, 25, terceiro dia de consulta aos trabalhadores nas bases da FUP.

Indicativos que estão sendo aprovados nas assembleias:

  • Rejeitar a terceira contraproposta apresentada pela Petrobrás e subsidiárias
  • Intensificar as mobilizações, com realização de paralisações pipoca, operações padrão por segurança e outras ações que serão realizadas com a participação da base
  • Referendar a cobrança já feita pela FUP de prorrogação do ACT até o fim das negociações, com garantia da data-base
  • Autorizar a FUP a retomar as negociações, diretamente com o RH da Petrobrás ou sob Mediação do TST, priorizando seis pontos que atacam diretamente o ACT

Pontos que a FUP e seus sindicatos querem avançar na negociação:

  • Garantia de emprego no Sistema Petrobrás
  • Manutenção dos Acordos Regionais do NF (Dia de Desembarque, Turno da Manutenção e Auxílio Deslocamento)
  • Limite de 13% para descontos da AMS
  • Preservação dos adicionais de gasodutos e da operação da mestra nacional (Transpetro)
  • Fim dos ataques à organização sindical
  • Manutenção da relação trabalho x folga em 1 x 1,5, no regime de turno de 12h nos prédios administrativos

Sindipetro Amazonas

As assembleias começam nesta quinta, 25, às 19h, no Terminal Aquaviário de Coari e com o turno A do Terminal de Manaus. A consulta aos trabalhadores prosseguirá até o dia 31 de agosto.

Sindipetro Ceará

As primeiras assembleias realizadas pelo Sindipetro CE/PI ocorreram na manhã desta quinta, 25, com os trabalhadores da TemoCeará e do Terminal da Transpetro de Pecém, que aprovaram com mais de 70% os indicativo da FUP. As assembleias prosseguem até o dia 31.

Trabalhadores da TermoCeará aprovaram os indicativos da FUP/Foto: Sindipetro CE

Sindipetro Rio Grande do Norte

As assembleias terão início no dia 30 e prosseguem até 02 de setembro, no formato presencial e virtual.

Sindipetro Pernambuco e Paraíba

Em Pernambuco, as assembleias começaram nesta quinta, no Terminal Aquaviário de Suape, onde 92% dos trabalhadores da turma B e do administrativo rejeitaram a contraproposta da Transpetro.

Rejeição massiva à contraproposta da Transpetro no Terminal de Suape, em Pernambuco/Foto: Sindipetro PE e PB

Na parte da tarde, foi a vez dos trabalhadores do grupo C da Refinaria Abreu e Lima rejeitarem por unanimidade a contraproposta da Petrobrás. O coordenador geral do Sindipetro, Rogério Almeida, teve o acesso às instalações da refinaria negado pela gerência, em mais uma prática antissindical da Petrobrás. Os trabalhadores, que aguardavam pela assembleia no estacionamento, tiveram que se reunir na beira da estrada.

As assembleias nas bases do Sindipetro PE/PB prosseguem até o dia primeiro de setembro.

Na Refinaria Abreu e Lima, a primeira assembleias rejeitou por unanimidade a contraproposta da Petrobras/Foto: Sindipetro PE/PB

Sindipetro Bahia

Na Bahia, será realizada uma assembleia única no sábado, dia 27, com trabalhadores da ativa e aposentados.

Sindipetro Espírito Santo

Assembleias no Espírito Santo seguem rejeitando por unanimidade a contraproposta da Petrobrás. Além da ampla rejeição no EDIVIT e dos grupos de embarque e desembarque das plataformas, os trabalhadores da Unidade de Tratamento de Gás de Cacimbas (UTGC), em Linhares, também disseram não à contraproposta da Petrobrás e sim para os indicativos da FUP.

Assembleia na UTGC , no Espírito Santo, teve 100% de aprovação dos indicativos da FUP/Foto: Sindipetro ES

O Sindipetro ES realizou ainda, nesta quinta, assembleia com os aposentados de Linhares, cujo resultado foi 100% de aprovação aos indicativos da FUP e do sindicato. As assembleias prosseguem até o dia 29 de agosto.

Assembleia com aposentados do Espirito Santo teve também rejeição unânime da contraproposta da Petrobrás/Foto: Sindipetro ES

Sindipetro Duque de Caxias

Nas bases do Sindipetro Duque de Caxias, as assembleias, que tiveram início na quarta, 24, seguem rejeitando massivamente a contraproposta da Petrobrás e Transpetro. A assembleia da manhã desta quinta, 25, no Terminal de Campos Elíseos, contou com a participação de 40 trabalhadores do HA, que rejeitaram por unanimidade a contraproposta da empresa. Houve apenas uma abstenção. À noite, será a vez dos trabalhadores do grupo A da Reduc. As assembleias prosseguem até o dia 31 de agosto.

Sindipetro Norte Fluminense

Nesta quinta, foi realizada a maior assembleia das bases de terra até o momento. Segundo sindicato, 232 trabalhadores participaram da assembleia de Imboassica/Parque de Tubos, em Macáe, onde 152 foram favoráveis aos indicativos da FUP e do Sindipetro NF.  Houve também assembleia hoje na saída dos turnos de Imbetiba.

Assembleia no Parque de Tubos nesta quinta foi a maior do NF, até agora/Foto: Sindipetro NF

Sindipetro Unificado de São Paulo

Assembleia desta quinta, na sede gerencial dos terminais da Transpetro, em São Caetano do Sul, teve grande participação dos trabalhadores, que rejeitaram com 77% dos votos a contraproposta da empresa e aprovaram todos os indicativos da FUP e do sindicato. Houve também consulta aos trabalhadores da Recap, em Mauá, e da Termelétrica de Três Lagoas, no Mato Grosso do Sul. As assembleias nas bases do Unificado começaram na terça, 23, e prosseguem até o dia 02 de setembro.

Na Transpetro, em São Paulo, contraproposta segue sendo rejeitada/Foto: Sindipetro SP

Sindipetro Minas Gerais

Em Minas Gerais, o primeiro grupo da Regap e um outro da termelétrica de Ibirité votaram de forma unânime pela rejeição da contraproposta da Petrobrás. Assembleias prosseguem até o dia 02 de setembro.

Primeira assembleia com trabalhadores da Regap e da UTE Ibirité teve aprovação unânime dos indicativos da FUP/Foto: Sindipetro MG

Sindipetro Paraná e Santa Catarina

Os trabalhadores seguem rejeitando a contraproposta da Petrobrás e Transpetro. O calendário de assembleias foi aberto na terça (23), no Terminal Transpetro de São Francisco do Sul, em Santa Catarina, onde a categoria aprovou os indicativos da FUP por unanimidade. As assembleias prosseguem até o dia primeiro de setembro.

Sindipetro Rio Grande do Sul

Nesta quinta, os trabalhadores do TENIT deram um sonoro não à retirada de direitos, com 92% dos votos contrários à contraproposta da Transpetro e 100% de aprovação dos indicativos da FUP e do sindicato. As assembleias estão rejeitando por ampla maioria a contraproposta da Petrobrás e Transpetro e prosseguem até o dia 02 de setembro.

No TENIT, no Rio Grande do Sul, trabalhadores rejeitaram contraproposta que retira direitos/Foto: Sindipetro RS