Assembleia dos Correios nesta terça avalia proposta de 5,2%

 

Fentect

Na reunião do dia 05, os representantes da ECT apresentaram à Comissão de Negociações e Mobilização da Campanha Salarial 2012/2013 proposta de reajuste salarial de 5,2% em todos os benefícios, como vale alimentação (refeição e cesta), reembolso creche e auxílio para dependentes de cuidados especiais. Os representantes dos trabalhadores levarão a proposta para ser votada na próxima assembleia, que será realizada na terça-feira, 11.

Inicialmente, nas falas da Comissão Nacional de Negociação dos Trabalhadores, o Secretário Geral da Fentect, Edson Dorta questionou a forma como a ECT está negociando, visto que a Fentect é a única representante legal da categoria e que pode assinar o acordo coletivo. Inclusive, sobre isso, Edson Dorta mostrou mais um ofício enviado pelo Departamento de Relações de Trabalho da ECT que confirma essa afirmação.

Dando continuidade as falas, Alexandre Takachi (MS) afirmou que os trabalhadores não aceitarão a anexação do índice da inflação com a alteração no plano de saúde e que a empresa dá uma mão e tira com a outra. Wesley Furtado (GO) critica a postura contraditória da Direção da ECT, pois, no início das negociações apresentou um documento timbrado onde diz que só a Fentect poderia negociar e agora negocia paralelamente com outros sindicatos. Saul Gomes (BA) reafirmou que o órgão máximo da categoria é a Fentect e se indignou com a proposta ainda rebaixada dos Correios. Marco Cândido (RJ) critica a postura dos gestores quando apresenta inicialmente uma proposta ridícula de 3% e agora 5,2% enquanto que, para eles, basta uma reunião de diretoria para aumentar suas remunerações singulares. Falou ainda das péssimas condições de trabalho da base ecetista e que os trabalhadores estão indignados com essa alteração no plano de saúde, ainda mais que “temos uma categoria que adoece rápido”.

Edson Dorta continuou insistindo que a empresa explique exatamente o que pretende alterar no plano de saúde, mas os representantes continuaram enrolando e não foram claros em suas pretensões.

Os trabalhadores reafirmam que a proposta de 5,2% é um desrespeito à classe, pois esse reajuste continua sendo menor que o índice inflacionário. Os representantes dos trabalhadores enfatizaram mais uma vez que não aceitarão, também, nenhum tipo de alteração no plano de saúde.

O secretário geral da Fentect, Edson Dorta afirma que as assembleias do dia 11 deste mês serão mantidas e nela será discutida a proposta de reajuste oferecida pela ECT. “Vamos manter as assembleias com o indicativo de greve do dia 11 e discutir com a classe, porque a empresa continua com a mesma proposta rebaixada, não aumentou nada. Isso é um insulto aos trabalhadores”.